Cuidados Paliativos é nova especialidade no UpToDate

Software

A importância dessa nova especialidade deve-se principalmente à relevância de uma importante área no País, que é a de assistência a idosos. Na maioria das vezes a rede de saúde concentra-se na prestação de cuidados essenciais e esquece-se das medidas que podem abrandar a situação de pacientes crônicos. O UpToDate, recurso de suporte a decisões médicas

A importância dessa nova especialidade deve-se principalmente à relevância de uma importante área no País, que é a de assistência a idosos. Na maioria das vezes a rede de saúde concentra-se na prestação de cuidados essenciais e esquece-se das medidas que podem abrandar a situação de pacientes crônicos.

healthcare_IT

O UpToDate, recurso de suporte a decisões médicas baseado em evidências, passa a contar com mais uma importante especialidade médica. Denominada Cuidados Paliativos, abrange uma série de tópicos com foco na melhoria de sintomas e da qualidade de vida de pacientes que enfrentam doenças graves. Com essa adição, o recurso desenvolvido pela Wolters Kluwer Health, especialista em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, passa a contar com sua 22ª especialidade. Os cuidados paliativos simbolizam uma abordagem autêntica para cuidar de pacientes desde o nascimento até a morte.

O Dr. Nathan Cherny é autor contribuinte do UpToDate e explica a importância deste lançamento: “consiste em um grande avanço em um aspecto crítico do atendimento médico. Nenhuma especialidade escapa à responsabilidade da prestação de cuidados sintomáticos e de suporte a doentes crônicos ou a pacientes que se aproximam do fim da vida. Com a novidade, todos os médicos beneficiar-se-ão do acesso a tópicos baseados em evidências que apresentam a prática atual na medicina paliativa, escritos por líderes que são autoridades na área. Estou muito orgulhoso de ter sido um parceiro nesta empreitada”.

Uma gama completa de cuidados paliativos é muito importante pois, como refere André Rebelo, Gerente de Relações Públicas da Wolters Kluwer Health para o UpToDate, “quando há sofrimento e doença terminal é fundamental que os médicos e enfermeiras tenham acesso às melhores opções de tratamento. A ideia é tornar mais fácil a prestação dos cuidados e disponibilizar as mais modernas opções para o tratamento destes pacientes que sofrem, garantindo que estejam sujeitos às melhores decisões para seus cuidados”.

A inclusão de Cuidados Paliativos é o resultado de mais de dois anos de colaboração liderada pela Dra. Susan D. Block e pelo Dr. J. Andrew Billings, editores-chefe da especialidade, que lideraram uma equipe de mais de 100 especialistas nesta modalidade médica no mundo inteiro. A equipe revisou e classificou o corpo da pesquisa e a literatura específica de cuidados paliativos. Os tópicos resultantes e inseridos no UpToDate visam proporcionar aos pacientes alívio dos sintomas, da dor e do estresse de uma doença grave, melhorando sua qualidade de vida e de seus familiares. A equipe continua monitorando novos estudos e alterações na prática dentro da área em evolução.

Cerca de 150 tópicos médicos e de educação do paciente fornecem recomendações baseadas em evidências para avaliação e administração da dor e de sintomas não relacionados à dor em pacientes em diversas disciplinas. A ideia é trazer uma abordagem interdisciplinar, tal como acontece em programas hospitalares emergentes de cuidados paliativos. Além disso, os tópicos integram as informações mais atuais sobre a especialidade à prática, incluindo questões médicas e psicossociais.

A nova especialidade está disponível agora para assinantes do UpToDate e os tópicos podem ser acessados online através do UpToDate Mobile App. O UpToDate é utilizado por mais de 850 mil médicos em 164 países e está presente em 90% dos centros médicos acadêmicos dos EUA. No Brasil, já utilizam o sistema inúmeras instituições de saúde, médicos e estudantes de medicina. Quatro dos cinco hospitais brasileiros presentes na lista LATAM Top 20 são usuários da solução.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor