EMC anuncia solução de nuvem híbrida para as corporações

Cloud

Ao mesmo tempo que anuncia a aquisição de três empresas especialistas na nuvem, a EMC Corporation disponibilizou a solução  EMC Enterprise Hybrid Cloud, que integra hardware, software e serviços da EMC e da VMware para unir as forças das nuvens pública e privada, possibilitando a ITaaS (TI como serviço) num prazo de 28 dias ou menos.

Ao mesmo tempo que anuncia a aquisição de três empresas especialistas na nuvem, a EMC Corporation disponibilizou a solução  EMC Enterprise Hybrid Cloud, que integra hardware, software e serviços da EMC e da VMware para unir as forças das nuvens pública e privada, possibilitando a ITaaS (TI como serviço) num prazo de 28 dias ou menos.

Cloud-Network-Composite

Com essa nova solução, a empresa afirma que seus clientes não precisarão mais escolher entre a velocidade e agilidade dos serviços de nuvem pública e o controle e a segurança da infraestrutura de nuvem privada. Como as organizações se esforçam para acompanhar o ritmo das atuais demandas dos negócios, em rápida e constante mudança, elas precisam se apoiar tanto na nuvem privada, que é confiável e controlada, quanto na nuvem pública, que é simples, barata e flexível.

A solução foi desenvolvida para ser simples, automática e sob demanda, integrando serviços de nuvem pública baseados em VMware vCloud Air, Microsoft Azure, AWS e outros provedores de serviços de nuvem equipados com tecnologia EMC e pode se basear em VCE Vblock Systems e VSPEX para permitir implementação acelerada. A EMC garante que foram investidas milhares de horas em testes e numa validação completa para garantir que todos os componentes funcionem bem em conjunto.

Para favorecer o consumo e a disponibilização de autoatendimento são disponibilizadas centenas de workflows baseados em casos de uso comuns dos clientes e modelos de projetos personalizáveis que ofereçam níveis predeterminados de serviços de infraestrutura para diferentes finalidades.

Em 2015, a EMC planeja oferecer a solução Hybrid Cloud desenvolvida com tecnologia Microsoft ou OpenStack. A solução da EMC para a plataforma de nuvem da Microsoft será desenvolvida para permitir que os clientes integrem suas soluções internas de armazenamento EMC à infraestrutura Windows Server Hyper-V com Microsoft Azure. A ideia é ajudar a implementar nos clientes suas nuvens híbridas, seja qual for a plataforma que escolham, oferecendo mesmos valores e benefícios às soluções que vêm sendo fornecidas na edição da Hybrid Cloud Federation SDDC com VMware.

Neste âmbito, Garth Fort, gerente geral de Cloud and Enterprise Partner Marketing na Microsoft, afirmou: “Estamos felizes em trabalhar com a EMC para fornecer soluções de nuvem híbrida que combinam o melhor em armazenamento EMC com a escala e a presteza da Microsoft Cloud, oferecendo às empresas uma plataforma consistente em seus datacenters e sua nuvem pública. Com essa oferta, nossos clientes em comum serão capazes de mudar mais rapidamente, inovar seus negócios e maximizar seus investimentos em TI.”

Novos serviços 

A EMC está apresentando também novos serviços profissionais e de treinamento para facilitar a implementação da solução. Por exemplo, os serviços gerenciados da EMC que fornecem o gerenciamento operacional de toda a EMC Enterprise Hybrid Cloud de clientes que tenham SLAs, acordos de nível de serviço em que se define o serviço de TI, suas metas e os papéis e responsabilidades das partes envolvidas.

Outro novo serviço, é o Cloud Advisory Service, que analisa as exigências dos aplicativos a fim de determinar a adequação das cargas de trabalho à nuvem e então recomendar a colocação nas nuvens públicas ou privadas adequadas, com base em necessidades funcionais e econômicas.

A EMC oferece ainda um Workshop de transformação da TI, um encontro (gratuito) de planejamento estratégico com um consultor especializado para priorizar etapas concretas de transformação da TI em termos de estratégia de serviços, aplicativos, infraestrutura e modelos operacionais, fornecendo um benchmark em relação a seus pares e concorrentes do setor.

Para os clientes que vão gerenciar ou operar sua EMC Enterprise Hybrid Cloud, a empresa fornece treinamento a sua equipe de TI de modo a que esta adquira as habilidades necessárias. O serviço se chama Education Services.

Josh Kahn, o vice-presidente sênior da EMC Global Solutions, destacou alguns pontos fortes desta nova solução: “É comum os clientes sacrificarem o poder de escolha a fim de implementar rapidamente sua nuvem híbrida. No entanto, há muitos poréns em tudo o que ocorre com rapidez e simplicidade. Nós gastamos certo tempo para estruturar a EMC Enterprise Hybrid Cloud Solution a fim de implementá-la com rapidez, mas ainda assim dando opções aos clientes. Entretanto, a transformação da TI por meio da nuvem híbrida não depende só de tecnologia, e por isso a EMC também oferece aos clientes expertise e experiência comprovadas em serviços, alinhadas para ajudar os CIOs a planejar e implementar as mudanças necessárias para transformar a abordagem de TI em TI como serviço”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor