Google investirá em cabo óptico entre EUA e Brasil

HOMEOperadorasRedes

A cidade de Boca Raton, na Flórida (EUA), será ligada à cidades brasileiras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) por um cabo de fibra óptica com mais de 10 mil quilômetros de extensão, em uma iniciativa liderada pelo Google. Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai) e Angola Cables serão responsáveis pela implementação e posterior operação do

A cidade de Boca Raton, na Flórida (EUA), será ligada à cidades brasileiras de Fortaleza (CE) e Santos (SP) por um cabo de fibra óptica com mais de 10 mil quilômetros de extensão, em uma iniciativa liderada pelo Google.

fibra optica

Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai) e Angola Cables serão responsáveis pela implementação e posterior operação do projeto. Estima-se que o investimento seja da ordem de US$ 250 milhões.

O novo cabo terá papel crucial no aumento da qualidade de conexão entre a América Latina e os EUA. É a primeira vez que a região recebe um investimento dessa natureza em tamanha escala.

“Com quase 300 milhões de usuários de internet, a América Latina tem hoje um número maior de pessoas online do que offline. À medida em que mais pessoas entram na rede, aumenta a necessidade de adicionar capacidade à infraestrutura que mantém a internet funcionando, para que todos possam ter uma experiência online rápida, segura e útil”, afirmou Cristian Ramos, gerente de parcerias de desenvolvimento de infraestrutura de internet para a América Latina, no blog do Google.

Para evitar o rompimento dos cabos, que normalmente são alvos de tubarões, será usada uma nova técnica construtiva que utiliza o Kevlar, uma poderosa fibra sintética que é usada em coletes à prova de balas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor