Itália propõe adoção maciça de conectividade pública

ProjetosRedesSetor Público

A Itália quer aumentar a disponibilidade de conexão à internet via wi-fi para ficar pé de igualdade, ou pelo menos diminuir a distância, com outros países da União Européia. A ideia é aumentar a disponibilidade de conexão para estimular o turismo e fortalecer a economia local. Deputados italianos propuseram um projeto de oferecer acesso grátis em

A Itália quer aumentar a disponibilidade de conexão à internet via wi-fi para ficar pé de igualdade, ou pelo menos diminuir a distância, com outros países da União Européia. A ideia é aumentar a disponibilidade de conexão para estimular o turismo e fortalecer a economia local.

Piazza Maggiore - Massimo Battesini (Flickr)

Deputados italianos propuseram um projeto de oferecer acesso grátis em larga escala, com acesso em locais públicos. Segundo a proposta, grandes lojas, táxis, aeroportos, tribunais e outros locais públicos teriam por lei que oferecer pontos de conexão à Internet sem proteção por senha.

Com o apoio de mais de 100 membros do Parlamento, o projeto prevê o investimento de 5 milhões de euros (US$ 6,3 milhões) ao longo de três anos, para compra de hardware, contratação de links e soluções de distribuição de carga de rede.

A expectativa é que o projeto seja votado no primeiro trimestre de 2015 e implementado até o final do ano.

Esse é um movimento para dinamizar a economia italiana, que vem enfrentando uma forte estagnação interna. Com a possível atração de novos turistas, e democratização do acesso à população local, espera-se que o consumo seja aquecido.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor