Real Madrid-Barcelona no Facebook: quem ganha e onde?

e-MarketingRedes Sociais

Neymar e Marcelo se defrontam amanhã no jogo que costuma fazer parar a Espanha. A Espanha e não só porque em campo estarão dois dos times mais queridos em todo o mundo, bem como alguns dos jogadores mais famosos. A rede social Facebook não quis ficar de fora do El Classico e entrou em campo para

Neymar e Marcelo se defrontam amanhã no jogo que costuma fazer parar a Espanha. A Espanha e não só porque em campo estarão dois dos times mais queridos em todo o mundo, bem como alguns dos jogadores mais famosos. A rede social Facebook não quis ficar de fora do El Classico e entrou em campo para deixar sua tática.

FB_Classico_Map

Na véspera do famoso clássico entre Real Madrid e Barcelona, a equipa de recolha de dados do Facebook desenvolveu um mapa global que espelha como se distribuem os fãs de ambos os times em quase todos os países do mundo, como se pode observar na imagem.

Estes acérrimos rivais são campeões de “Likes” no Facebook. O Barcelona conta com 77 milhões de, superando por pouco o Real Madrid, que o segue de perto com 75,5 milhões. No entanto, não são apenas os times que possuem um grupo de fãs massivo na rede social.

O próprio Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid, é uma verdadeira estrela social mediática que, recentemente, se tornou no primeiro atleta do mundo a ultrapassar a barreira dos 100 milhões de ‘gostos’. Neymar Jr., o craque brasileiro que recentemente declarou seu apoio ao candidato Aécio precisamente através da rede social, ainda não chegou nos 50 milhões mas se juntar suas forças com o companheiro argentino do Barcelona Leo Messi, que está próximo dos 75 mil, conseguem ultrapassar o craque português.

Outros brasileiros presentes nessa partida serão Marcelo, pelos madrilenos, e Dani Alves, pelos catalães. Se olharmos de novo à presença nas redes sociais, o jogador do Real Madrid ganha com perto de 5 milhões de “Likes” de diferença. Mas o Brasil vai torcer pelo Barcelona, como se pode ver pelo mapa acima. É que a equipa blaugrana tem ainda mais três brasileiros para além do já falado Neymar: Douglas, Adriano e Rafinha. Embora quase estejam ausentes do Facebook.

Também ninguém fica espantado se Portugal torcer pelo Real Madrid. Afinal, os merengues têm Cristiano e mais dois portugueses: Fábio Coentrão e Pepe, que até nasceu no Brasil mas optou pela nacionalidade e pela seleção portuguesa. Ali ao lado, na Espanha, também há uma maioria de torcedores do Real, o que levanta de novo a velha questão de quem é a equipa mais representativa do país. O Barça, bandeira da Catalunha, acaba por perder algum espaço no resto do país e os internautas demonstram isso.

Mas a verdade é que, tomando a panorâmica geral do mapa, há uma maioria de torcedores para o Barcelona e o time toma quase toda a América, Europa e Ásia. O Real Madrid fica com uma maior expressão em África e com algumas “ilhas” na América Latina e Timor Leste, na Oceania, onde tem também muitos portugueses, certamente fãs de CR7.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor