RNP promove 20º Seminário de Capacitação e Inovação

EmpresasNegócios

Belo Horizonte está sediando o 20º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI), evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A expectativa é reunir profissionais de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), representantes das organizações usuárias da rede acadêmica nacional de alto desempenho, a rede Ipê, e dos 27 Pontos de Presença

Belo Horizonte está sediando o 20º Seminário de Capacitação e Inovação (SCI), evento promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A expectativa é reunir profissionais de tecnologias da informação e da comunicação (TICs), representantes das organizações usuárias da rede acadêmica nacional de alto desempenho, a rede Ipê, e dos 27 Pontos de Presença (PoPs) da RNP em todo o país para cursos e workshops, em que serão apresentados tópicos inovadores no âmbito das TICs.

dibujandobombilla-640x480

Nesta segunda-feira, na abertura do evento, Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), apresentou os resultados de duas pesquisas realizadas pela instituição: a TIC Domicílios e a TIC Empresas.

Entre os dados mostrados, estava o crescimento da proporção de usuários de internet pelo celular, de mais de 100% entre 2011 e 2013. Outro crescimento apontado é o da presença de tablets e notebooks nas residências. A pesquisa foi realizada em mais de 16 mil domicílios brasileiros, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014.

“Subsidiar a sociedade com dados confiáveis e atualizados sobre os impactos socioeconômicos das TIC é uma forma de contribuir para a construção de políticas públicas mais efetivas e eficazes, bem como para o desenvolvimento da internet no Brasil”, afirmou Barbosa.

A pesquisa TIC Empresas, por sua vez, mostrou que o uso corporativo das TICs é universalizado, independentemente da região geográfica, do porte ou do segmento de atividade econômica – 96% das empresas brasileiras têm acesso à internet.

“Dados como estes apontam interessantes diferenças regionais de acesso à internet, o que ajuda a RNP a entender como levar conectividade a determinadas regiões”, disse o diretor de Engenharia e Operações da RNP, Eduardo Grizendi.

Outros temas

O Seminário de Capacitação e Inovação segue até sexta-feira (24). Também será possível participar de bate-papos sobre segurança, serviços, infraestrutura e governança, pesquisa e desenvolvimento, operação de redes e pontos de presença.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor