Tecnologia da Nokia Networks acelera redes 3G e baixa consumo de energia

ComponentesEscritórioMobilidadeOperadorasRedes

A Nokia Networks anunciou a realização do primeiro teste de rede ativa com um recurso de software que melhora o desempenho de smartphones em redes 3G. O Nokia High Speed Cell FACH (Célula de Alta Velocidade FACH) reduz o tráfego de sinalização de rede em até 80%, aumenta o tempo de resposta em 65% e

A Nokia Networks anunciou a realização do primeiro teste de rede ativa com um recurso de software que melhora o desempenho de smartphones em redes 3G. O Nokia High Speed Cell FACH (Célula de Alta Velocidade FACH) reduz o tráfego de sinalização de rede em até 80%, aumenta o tempo de resposta em 65% e atinge uma navegação 20% mais rápida. Também foi obtida uma economia de energia de mais de 40%, o que contribui para maior vida útil da bateria dos smartphones. Os testes foram executados na rede 3G / HSPA comercial de uma operadora européia em equipamentos utilizando processadores Snapdragon Qualcomm que suportam célula FACH de alta velocidade.

antena telecom

Ao utilizar aplicativos como o WhatsApp Messenger, Facebook Messenger, navegação na web e e-mail, muitas vezes os smartphones enviam e recebem pequenos pacotes de dados de apenas algumas centenas de bytes ou poucos kbytes. O Nokia High Speed Cell FACH lida com esses pequenos pacotes de dados de forma mais eficiente para melhorar a experiência geral do cliente, permitindo que as operadoras possuam um maior número de smartphones em suas redes.

“Os smartphones já superam as vendas de celulares básicos, e até 2018, a penetração deste tipo de aparelho em mercados desenvolvidos deverá ultrapassar 90%. Como praticamente todos os smartphones já vem habilitados para a rede 3G, é importante melhorar a eficiência da rede mesmo com uma alta carga de sinalização”, disse em comunicado Thorsten Robrecht, vice-presidente de gerenciamento de portfólio de banda larga móvel da Nokia Networks. “A Nokia Networks já oferece um conjunto exclusivo de recursos de software para reduzir o tráfego de sinalização de smartphones. O próximo passo agora é a Célula de Alta Velocidade FACH”.

Parte da Nokia Liquid Radio WCDMA Software Suite, a High Speed Cell FACH já está disponível no mercado para que as operadoras consigam se preparar para quando os  smartphones suportarem este recurso.

A High Speed Cell FACH é um recurso importante que a Qualcomm Technologies inseriu em seus mais recentes processadores Snapdragon, agora disponíveis comercialmente para os fabricantes de smartphones. Os testes de rede ativa excederam as expectativas da Qualcomm, superando os resultados dos testes laboratoriais anteriores.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor