Tecnologia SAP analisa dados de tenistas em tempo real [com vídeo]

Fornecedores de SoftwareProjetosSoftware

A SAP e a Associação de Tênis Feminino (WTA) anunciaram uma inovação tecnológica que irá permitir aos treinadores usar em quadra, durante o período da partida, um aplicativo móvel para orientação às atletas. A aplicação criada pela SAP, WTA Coaching App, coleta dados em tempo real, possibilitando a análise do desempenho das tenistas durante as

A SAP e a Associação de Tênis Feminino (WTA) anunciaram uma inovação tecnológica que irá permitir aos treinadores usar em quadra, durante o período da partida, um aplicativo móvel para orientação às atletas. A aplicação criada pela SAP, WTA Coaching App, coleta dados em tempo real, possibilitando a análise do desempenho das tenistas durante as partidas.

sap tênis

A ferramenta já está sendo utilizada nesta temporada por atletas e treinadores depois do jogo para se prepararem para partidas futuras e, logo, estará disponível para uso da WTA para que as tenistas possam solicitar a ajuda do treinador em quadra durante os jogos da temporada WTA de 2015.

A CEO e presidente da WTA, Stacey Allaster, acredita que a tecnologia tem um papel importante na modernização do esporte, oferecendo mais aos torcedores, sem alterar a integridade do jogo. “O tênis é um esporte orientado por dados e, portanto, informação significa poder. Muitas das nossas partidas, em geral, são decididas por apenas alguns pontos, e qualquer vantagem que as jogadoras e os treinadores possam ter a partir da análise de tendências e dados é importante no momento do jogo. Essa tecnologia estabelece um novo padrão para o tênis feminino, e estamos animados para trabalhar com SAP e promover inovações no nosso esporte com recursos avançados que aprimoram o desempenho das atletas e a experiência dos que acompanham esse esporte”.

Atualmente, as tenistas da WTA e seus treinadores recebem da SAP, após os jogos, a análise ponto a ponto que lhes permitem visualizar variações técnicas das atletas durante uma partida, ajudando a avaliar seus desempenhos. Ao longo da temporada WTA de 2014, especialistas da SAP trabalharam estreitamente com jogadoras e treinadores para identificar quais informações seriam essenciais para criar uma ferramenta poderosa de análise. Como resultado dessa abordagem de coinovação, a SAP desenvolveu uma aplicação simples e abrangente para tenistas e treinadores acessarem em tempo real dados importantes, como a direção dos saques e a colocação das tenistas durante as jogadas de ataque.

“Somos privilegiados por poder trabalhar com uma comunidade de tenistas e treinadores entusiasmada para desenvolver uma tecnologia revolucionária e assim elevar os níveis de desempenho das jogadoras e simplificar o modo como a WTA se relaciona com os torcedores”, diz Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin América.

Além dessa ferramenta, a SAP desenvolveu o aplicativo móvel oficial WTA Finals para oferecer aos amantes do tênis ao redor do mundo, acesso a conteúdo exclusivo, notícias, replays virtuais, pesquisas com torcedores, estatísticas, perfis das tenistas e fotos, junto com informações de bilheteria e torneios.

Nos últimos anos, a SAP intensificou o foco da empresa para ajudar a transformar os meios de comunicação, os esportes e a indústria de entretenimento com tecnologias inovadoras que ajudam a elevar o desempenho das equipes e dos jogadores, aumentar o nível de engajamento dos torcedores e simplificar as operações de arenas e campeonatos. A SAP está trabalhando com diversas associações desportivas de diversas modalidades, como vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. Especialmente no futebol, a SAP tem gerado grande interesse em torno da análise de indicadores de desempenho de jogadores e equipes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor