Teltec fecha parceria com Amazon

CloudNegócios

A Teltec Solutions, empresa catarinense que atua como integradora de soluções de TI para redes de dados, segurança e cloud computing, anuncia parceria com a Amazon Web Services para oferecer serviços de cloud pública destinada ao mercado privado e também para complementar seu portfólio na arquitetura de DataCenter.  Com forte presença no setor público, onde

A Teltec Solutions, empresa catarinense que atua como integradora de soluções de TI para redes de dados, segurança e cloud computing, anuncia parceria com a Amazon Web Services para oferecer serviços de cloud pública destinada ao mercado privado e também para complementar seu portfólio na arquitetura de DataCenter. 

cloudcomputing-1

Com forte presença no setor público, onde atua em em áreas como educação e segurança de dados para governos, a Teltec mira no setor privado com base no aumento de demanda do mercado para soluções em nuvem: segundo o IDC, o segmento de cloud computing movimentará 977 milhões de dólares em 2015, um salto de 67% em comparação com este ano.

César Schmitzhaus, coordenador de tecnologia da Teltec Solutions defende esta opção da empresa, indicando que “nuvem é uma quebra de paradigmas, pois é um ambiente extremamente seguro e o cliente não precisa se preocupar com normas como ISO, HIPAA e SOX. Além disso, despesas de energia elétrica, ar condicionado e cabeamento já estão cobertas neste modelo”.

A redução de custos é mesmo um dos grandes trunfos para as empresas que apostam em computação na nuvem. Schmitzhaus demonstra essa consciência e afirma mesmo que alguns projetos de empresas que seriam financeiramente inviáveis, podem se tornar possíveis através da cloud: “um dos grandes exemplos é um site backup onde tradicionalmente seria necessário ter uma estrutura duplicada em outro ponto. Já em cloud é possível manter essa estrutura com custo extremamente menor”.

No entanto, Schmitzhaus lembra que os projetos precisam ser muito bem desenhados para atender necessidades como alta disponibilidade, segurança e links. Apesar da oportunidade que o mercado está abrindo, a Teltec não quer descurar esses pormenores no sentido de apresentar o melhor serviço a seus clientes.

O melhor exemplo é a própria empresa: hoje praticamente todos os serviços da Teltec já rodam em nuvem, desde o servidor DNS até o CRM, passando por todos os sites publicados na web. Esta mudança já trouxe benefícios à empresa, como a redução de 30% nos custos de TI ao trocar o modelo de compras Capex (despesa para compra de bens como software e hardware) por Opex (gasto dedicado a serviços como SaaS e consultorias, por exemplo).

O coordenador da Teltec lembra ainda outra vantagem: a agilidade. Em alguns casos, precisávamos iniciar o uso de alguma aplicação e dependíamos de novos hardwares que poderiam demorar a chegar. Hoje, essa mesma necessidade pode ser atendida em minutos utilizando novas instâncias em nuvem e ainda, ao fim do projeto, os recursos podem ser “devolvidos”, pagando somente pelo que usamos.

A Teltec foi fundada em 1991 e atuou inicialmente com telemática, passando em 2001 a ofertar soluções de TI. Tem parcerias estratégicas com grandes players mundiais do mercado de tecnologia, como Cisco, HP, Axis, Citrix, Vmware, NetApp e agora também a Amazon, uma das referências mundiais no comércio eletrônico.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor