Tecnologia Aerohive turbina rede wi-fi de campus universitário

Redes

Para oferecer acesso gerenciado e seguro à rede Wi-Fi para cerca de 4.500 usuários entre alunos, professores e colaboradores que frequentam o campus Varginha, a UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas – investiu na implementação de uma infraestrutura de rede com equipamentos da Aerohive Networks, especialista em soluções de rede Wi-Fi móvel com gerenciamento na

Para oferecer acesso gerenciado e seguro à rede Wi-Fi para cerca de 4.500 usuários entre alunos, professores e colaboradores que frequentam o campus Varginha, a UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas – investiu na implementação de uma infraestrutura de rede com equipamentos da Aerohive Networks, especialista em soluções de rede Wi-Fi móvel com gerenciamento na nuvem para o mercado corporativo.

campus wi-fi

O projeto iniciado em abril de 2014 e finalizado em agosto deste ano consistiu em instalar 73 pontos de acesso Aerohive estrategicamente colocados para contemplar todo o campus da UNIS, visando atingir uma velocidade média de 2Mb para cada conexão, sendo 30 APs na primeira fase e 43 APs na segunda fase.

Fernando Lobo, Diretor de Vendas para América Latina da Aerohive, explica que se trata de um projeto personalizado: “para garantir a qualidade da implementação num ambiente fechado, como salas de aula, realizamos um estudo detalhado para uniformizar a distribuição conforme cada planta dos prédios da instituição”.

O centro universitário contava com uma solução que não atendia às necessidades de desempenho que o elevado número de usuários da rede exigia, como refere João Batista Corsini, analista de TI e responsável pelo projeto na UNIS: “por se tratar de uma solução caseira, a rede não suportava o fluxo de acessos”. Corsini destaca a mudança com a nova da Aerohive: “estamos preparados para atender a demanda. Com a nova infraestrutura, professores, funcionários e alunos da instituição têm acesso à rede Wi-Fi, a partir de qualquer ponto das instalações do campus, inclusive utilizando seus dispositivos móveis”.

Para além dos usuários fisicamente presentes, a Universidade demandava contemplar os 1.500 alunos do ensino à distância, pelo que se tornava fundamental uma infraestrutura robusta, estável e de alto desempenho, pois os vídeos são produzidos em alta definição (HD) e geram um tráfego de dados muito intenso.

A solução foi implementada pela integradora Inovatecstp e é baseada nos access points Aerohive AP 330. Os equipamentos disponibilizam uma ampla gama de informações, como, por exemplo, o sistema operacional utilizado em cada dispositivo e os sites acessados pelos usuários da rede, além de funcionalidades de segurança.

Fernando Lobo destaca ainda a escalabilidade desta tecnologia: “a UNIS poderá adicionar mais pontos de acesso de acordo com o crescimento da universidade e o aumento de sua demanda”.

E é possível que essa demanda venha a aumentar, olhando às palavras de Corsini que, para já, diz que “a UNIS pretende expandir essa implantação a partir do ano que vem aos sete outros campi que ainda não possuem a solução”, acrescentando ainda que “estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. A arquitetura da Aerohive atendeu plenamente a demanda da nossa instituição com uma rede de excepcional funcionamento”.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor