Comunicar no Facebook é cada vez menos eficaz

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Nos últimos anos, parte da grande aposta de comunicação das marcas com seus clientes tem passado pelo Facebook. No entanto, esta tendência pode vir a alterar-se, de acordo com um estudo da empresa de análise de mercado Forrester Research. De acordo com a empresa estadunidense, as organizações devem arranjar outras estratégias, para lá da comunicação

Nos últimos anos, parte da grande aposta de comunicação das marcas com seus clientes tem passado pelo Facebook. No entanto, esta tendência pode vir a alterar-se, de acordo com um estudo da empresa de análise de mercado Forrester Research.

De acordo com a empresa estadunidense, as organizações devem arranjar outras estratégias, para lá da comunicação em redes sociais, pois o investimento pode revelar-se pouco eficaz.

O Facebook tem vindo, recentemente, a reduzir o alcance dos posts promocionais. Ou seja, cada vez menos pessoas vêem aquilo que é publicado nas páginas. Caso as empresas queiram ter maior alcance, têm de investir cada vez mais dinheiro. Na semana passada, o Facebook anunciou que vai reduzir os posts promocionais, ou não fosse esta uma das principais queixas dos usuários da rede social.

Em comunicado, o Facebook já anunciou que, “a partir de janeiro de 2015, as pessoas vão ver muito menos conteúdo publicitário em seus feeds de notícias. Como dissemos anteriormente, o feed de notícias já é um lugar competitivo – mais pessoas e mais páginas estão a partilhar conteúdos e a competição para aparecer nos feeds tem aumentado. Isto quer dizer que as empresas devem esperar que o alcance diminua significativamente, com o passar do tempo.”

Nate Elliot, analista da Forrester Research, concluiu que a situação não é a mais benéfica para as marcas: “a Ogilvy relatou que, em fevereiro de 2014, posts de grandes marcas no Facebook atingiam apenas 2% de seus fãs, um número que vem caindo 0,5% ao mês.” Mas as porcentagens podem ser ainda mais negras para as empresas: “no início deste ano, um estudo da Forrester mostrou que, na média, só 0,07% dos fãs das grandes marcas interagem com o que elas publicam no Facebook. Mas esse último anúncio do Facebook certamente vai piorar as coisas”, diz Nate Elliot.

De que forma é que as empresas podem, então, continuar a comunicar com seus clientes? De acordo com o relatório da Forrester, é recomendado que invistam em seu próprio site e na comunicação por e-mail, em vez de apostar no Facebook e no Twitter. A empresa recomenda o investimento no site, pois existem dados estatíticos que mostram que, nos Estados Unidos, existe a probabilidade três vezes maior de que um adulto visite o site da marca, em vez de interagir no Facebook.

A interação pode passar tambem pelo e-mail, informação que é apoiada pela estatística: “estadunidenses online que querem manter contato com uma marca têm duas vezes mais hipóteses de assinar uma newsletter por e-mail do que interagir com a marca no Facebook”, revela o estudo. Os e-mails são entregues a mais de 90% dos destinatários, enquanto que os posts no Facebook só chegam a 2% deles. Para a Forrester, um assinante de e-mail tem mais valor do que um fã na página de Facebook.

No entanto, é importante ter em conta a dimensão das empresas. Por menor que seja o retorno trazido pelas redes sociais, pode ser uma fonte importante de divulgação para um negócio de pequena dimensão.


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