Estudantes brasileiros vencem concurso internacional de inovação

EmpresasNegócios

Equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou o primeiro lugar em concurso da empresa francesa Valeo. Os alunos aperfeiçoaram sistema de câmbio acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico. Aperfeiçoar o sistema de câmbio mecânico acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico. Com essa proposta, estudantes da Universidade Federal de Minas

Equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou o primeiro lugar em concurso da empresa francesa Valeo. Os alunos aperfeiçoaram sistema de câmbio acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico.
innovation inovação

Aperfeiçoar o sistema de câmbio mecânico acoplando a bomba de injeção ao motor hidráulico. Com essa proposta, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistaram o primeiro lugar em concurso de inovação tecnológica promovido pela empresa francesa da área de produção de peças e componentes automobilísticos Valeo.

No dia 17 de outubro, a equipe de alunos da UFMG recebeu a premiação de 100 mil euros, equivalente a R$ 316 mil, no Salão do Automóvel de Paris. Os estudantes brasileiros superaram seis finalistas da Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Índia. No total, participaram da primeira fase do concurso 969 equipes de 55 países. Em abril, 20 foram selecionadas e receberam 5 mil euros para desenvolver os protótipos.

Segundo representantes da Valeo, a inovação brasileira vencedora do concurso permitirá uma adaptação automática e contínua das marchas à velocidade de rotação do motor, reduzindo o consumo de combustível e emissão de gás carbônico (CO2). O desafio consistia em projetar produtos ou sistemas que tornem os carros de 2030 mais inteligentes e intuitivos.

Criada em 1923, a Valeo é uma das maiores empresas internacionais da área de tecnologia automotiva, operando em 29 países, inclusiva o Brasil, com cerca de 80 mil funcionários. A Valeo é uma das principais parceiras do Ciência sem Fronteiras na França e recrutou 15 estagiários do programa. Todo ano a empresa promove um concurso internacional dedicado à inovação do setor automobilístico.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor