Governo de SP oferece internet móvel gratuita em programa social

Mobilidade

O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, para melhorar ainda mais o atendimento a população, disponibilizou a seus usuários o “Acessa Sem Fio”. Em funcionamento desde 2012 e com fortalecimento em 2013, o produto disponibiliza internet gratuita de forma remota aos

O Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Secretaria de Gestão Pública, para melhorar ainda mais o atendimento a população, disponibilizou a seus usuários o “Acessa Sem Fio”.

acessa sem fio

Em funcionamento desde 2012 e com fortalecimento em 2013, o produto disponibiliza internet gratuita de forma remota aos cidadãos e já soma mais de 760 mil acessos. São 177 pontos sem fio em funcionamento e outros 224 em fase de implantação.

De acordo com o superintendente do Acessa SP, Emilio Bizon Neto, uma pesquisa realizada recentemente pelo programa mostrou que 82% de seus usuários possuem telefones celulares e metade deles os utiliza com frequência para acessar a internet.

Bizon destaca que, cada vez menos, é necessário estar num espaço físico determinado, diante de uma máquina imóvel, para se conectar a internet. Hoje, os usuários podem recorrer a um artefato de porte reduzido e amplo poder de processamento para navegar e realizar as mais diversas atividades.

“O crescente uso de dispositivos móveis representa um grande desafio e uma excelente oportunidade para o Acessa SP. Observamos essa tendência e chegamos à conclusão de que era imperativo ampliar nossos serviços de conexão gratuita, utilizando o acesso sem fio, sobretudo em áreas ao ar livre e de grande circulação de pessoas, como, por exemplo, parques e praças”, diz o superintendente.

A simples instalação de roteadores Wi-Fi com demanda dimensionada em pontos estratégicos de espaços públicos selecionados permite a inteira cobertura do local. Uma grande área de abrangência recebe o sinal e, através dos dispositivos móveis, é possível navegar na rede.

Para acessar a internet, basta o usuário identificar a rede do Acessa Sem Fio em seu dispositivo móvel e inserir o login e senha de acesso – fornecidos na unidade do Acessa SP. Em seguida, o usuário é conduzido à página inicial de navegação.

O cidadão pode navegar em todo o conteúdo da internet com uma conexão de até 2Mb, obtendo acesso a sites de pesquisas, portais de notícias, além de enviar currículos e se comunicar com seus amigos pelas redes sociais. Conforme as políticas de utilização, é vetado o acesso a sites e conteúdos impróprios.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor