Inglaterra quer IP de suspeitos sob investigação

HOMESegurança

O governo britânico anunciou a elaboração de uma lei que tornará mandatória a revelação da identidade digital das pessoas envolvidas em investigações policiais. A nova lei atinge diretamente as empresas de telecomunicações que oferecem o serviço e seus usuários. Segundo a ministra de Interior britânica, Theresa May, a polícia tem gradativamente perdido sua capacidade de

O governo britânico anunciou a elaboração de uma lei que tornará mandatória a revelação da identidade digital das pessoas envolvidas em investigações policiais.

identidade digital

A nova lei atinge diretamente as empresas de telecomunicações que oferecem o serviço e seus usuários.

Segundo a ministra de Interior britânica, Theresa May, a polícia tem gradativamente perdido sua capacidade de apurar responsabilidades nos crimes, pois a anonimidade proporcionada pela tecnologia representa, se acordo com ela, um grande risco aos cidadãos.

Caso seja aprovada, a lei obrigará os provedores a mapear e entregar à polícia e outros órgãos de segurança todos os detalhes referentes a um endereço de IP para ajudar na identificação de suspeitos.

“Esta é a oportunidade de resolver problemas muito reais que existem em torno da resolução de endereços IP e é um passo em boa direção para superar a lacuna que em geral existe na informação digital”, declarou a ministra.

Com apoio tanto da situação como da oposição, existe uma grande chance da lei ser aprovada. A questão que fica é o limite da vigilância e até que ponto ela será aplicada com respeito às liberdades individuais dos cidadãos.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor