Lituânia converte sistema monetário com tecnologia SAP

Fornecedores de SoftwareProjetosSetor Público

Em Junho desse ano, a Lituânia foi o 19º país a juntar-se à zona do Euro (grupo de nações que usam a moeda única europeia). O país báltico teve assim necessidade de converter todo o seu sistema monetário e, para tal, o Ministério da Segurança Social e a Alfândega da Lituânia escolheram a tecnologia SAP que foi

Em Junho desse ano, a Lituânia foi o 19º país a juntar-se à zona do Euro (grupo de nações que usam a moeda única europeia). O país báltico teve assim necessidade de converter todo o seu sistema monetário e, para tal, o Ministério da Segurança Social e a Alfândega da Lituânia escolheram a tecnologia SAP que foi implementada pela Ábaco Consultores, empresa luso-brasileira que se dedica precisamente à implementação de soluções daquela especialista global em software de gestão.

Euro_coins_and_banknotes

A solução baseada em tecnologia SAP, cuja implementação se iniciou no passado dia 3 de novembro, não se destina somente a entidades públicas e pode ser aplicada a outras organizações privadas, procedendo, então, à conversão do sistema monetário LIT (litas lituano) para EUR (euro, a moeda europeia).

A empresa avançou que o projeto resulta de uma parceria local com a empresa de engenharia Innoforce e visa fornecer o suporte necessário para que os dois organismos públicos referidos efetuem transição para a nova unidade monetária.

A primeira fase do processo, que deverá estender-se até dia 31 de janeiro de 2015, centrar-se-á, segundo a Ábaco, “na conversão de registos de informação de fornecedores, conversão dos preços para a nova moeda, atualização da tabela de taxa de câmbio e, por fim, a alteração de formulários, interfaces e outros desenvolvimentos”.

O segundo e último estádio, que começará no primeiro dia de fevereiro e terminará em abril, consiste “no apoio ao fecho contabilístico e conversão do sistema LIT para EUR destas duas instituições públicas”.

A Ábaco Consultores afirmou que este projeto alinha-se com a estratégia de internacionalização da empresa, que tem vindo a apostar fortemente no mercado externo, para além de Portugal e Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor