Lopes investe em novo data center com tecnologia Dell

Data StorageEmpresasNegócios

A Lopes, um dos maiores grupos imobiliários do país, decidiu aumentar e modernizar a capacidade de seu data center. O objetivo é dar suporte ao crescimento da empresa. O projeto é resultado de um processo de expansão de rede e de infraestrutura da empresa, com uso de tecnologia de ponta na renovação dos sistemas internos,

A Lopes, um dos maiores grupos imobiliários do país, decidiu aumentar e modernizar a capacidade de seu data center. O objetivo é dar suporte ao crescimento da empresa.

rack dell

O projeto é resultado de um processo de expansão de rede e de infraestrutura da empresa, com uso de tecnologia de ponta na renovação dos sistemas internos, tendo a Dell e a Alog entre seus principais parceiros. Com duração de cerca de um ano e conclusão no final de outubro de 2014, o investimento anunciado é de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

O projeto conta com os mais modernos servidores Dell PowerEdge 12G e Storage Dell Compellent SC8000 e integra um sistema de nuvem privada. O ambiente de TI está hospedado na Alog, uma das principais operadoras de serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil e membro da Plataforma Equinix, empresa de interconexão global e data centers.

Além de tornar-se mais ágil, o tráfego de dados passou a ter ainda mais qualidade e segurança das informações. Por ser privada, a nuvem garante acesso restrito a apenas alguns profissionais da Lopes e cria um ambiente extremamente seguro, que permite potencializar os trâmites dos contratos durante as negociações e consultas de produtos voltados para autônomos. Além disso, a empresa investiu em 100% de redundância da rede WAN (Wide Area Network) para garantir alta disponibilidade e, consequentemente, evitar impactos no negócio.

A tecnologia aumentou a velocidade de comunicação da rede de 1Gb/s para 10Gb/s, utilizando Switches Dell F10, incluindo também internet de altíssima velocidade. Os equipamentos de alta performance também diminuíram de tamanho e passaram a ocupar três racks ante os cinco anteriores, o que representa mais de 40% de redução de espaço.

O upgrade completo no parque tecnológico da Lopes foi desenvolvido com arquitetura em forma modular, o que permite a empresa estar preparada para acompanhar um crescimento orgânico nos próximos cinco anos

“A plataforma ficou muito mais rápida e versátil , o que contribui com a agilidade no atendimento de nossos clientes e aos 16 mil corretores associados. A nova estrutura é um importante marco para o Grupo Lopes ao reforçarmos essa estrutura para nossos públicos e ao ganharmos espaço para a empresa crescer como um todo”, explica Luiz Moraes, diretor de TI da Lopes.

“Temos um relacionamento de longa data com a Lopes, o que permitiu à Dell, por meio de uma equipe especializada, oferecer a melhor solução para a consolidação do data center. Com uma solução de ponta a ponta que integra servidores, armazenamento, software e networking, a Dell pode auxiliar a Lopes a garantir um ambiente de maior performance e alta disponibilidade, o que é essencial para suportar os seus planos de crescimento acelerado”, afirma Luis Gonçalves, diretor Geral da Dell Brasil.

De acordo com Rodrigo Guerrero, diretor Comercial da Alog, alguns projetos possuem restrições relacionadas à estrutura física. “O caso da Lopes é um destes, não existe o compartilhamento de servidores com outras companhias, característica que garante ainda mais segurança às informações”, explica Guerrero.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor