Marcopolo otimiza gestão tributária com solução SAP

Fornecedores de SoftwareProjetosSoftware

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus no Brasil, adquiriu uma aplicação da SAP para otimizar a gestão fiscal da empresa e garantir a governança dos dados fiscais. A solução tem o nome de TDF – Tax Declaration Framework – e roda na plataforma de processamento de grandes volumes de dados

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus no Brasil, adquiriu uma aplicação da SAP para otimizar a gestão fiscal da empresa e garantir a governança dos dados fiscais.

Business partners hands

A solução tem o nome de TDF – Tax Declaration Framework – e roda na plataforma de processamento de grandes volumes de dados em tempo real, a SAP Hana. Sua utilização permitirá à Marcopolo gerenciar os tributos de forma mais ágil.

A meta da empresa é sincronizar as informações geradas por todos os aplicativos ficais da companhia, com sistema de gestão empresarial em uso, da própria SAP, mantendo os dados armazenados na plataforma Hana. “Com a implementação da tecnologia, que deve ter início em janeiro de 2015, teremos a geração das obrigações fiscais e as respectivas validações de forma on line”, explica o CIO da Marcopolo, Celso Antonio Tonolli.

Além da questão de integração, a empresa destaca a velocidade como uma vantagem. “Hoje, para a Marcopolo extrair todos os dados tributários originados por diversas origens demanda muito tempo. Com a plataforma SAP HANA ganharemos muito mais velocidade no processo”, diz o CIO.

Para o vice-presidente de Geografias da SAP Brasil, a Marcopolo ganhará com o aumento de produtividade, ficando em sintonia com a legislação em vigor no país. “O Brasil possui mais de 80 tributos, incluindo impostos, contribuições sociais e de melhoria, taxas e ICMS para produtos. Baseada na plataforma SAP HANA, o TDF auxiliará a Marcopolo a apurar, controlar e gerenciar seus tributos com o mínimo risco fiscal possível, agregando velocidade, segurança e eficiência operacional às equipes fiscais, tributárias e contábeis”, afirma o executivo.

A Marcopolo foi fundada no dia seis de agosto de 1949 e se destaca pela aplicação de tecnologias avançadas, junto com soluções inovadoras. Seus produtos rodam em mais de cem países, em diversos veículos. Tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, em países como a África do Sul, Canadá, China ou Colômbia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor