Nokia Networks e HP firmam parceria para acelerar telecomunicações na nuvem

CloudHOMEOperadorasRedes

A Nokia Networks e a HP desenvolveram em conjunto uma solução de telecomunicação na nuvem, projetada para fornecer às operadoras de telefonia móvel uma nuvem baseada em código aberto que atenda às exigências de confiabilidade e disponibilidade e para acelerar a transição para a virtualização de funções de rede (NFV – Network Function Virtualization). As

A Nokia Networks e a HP desenvolveram em conjunto uma solução de telecomunicação na nuvem, projetada para fornecer às operadoras de telefonia móvel uma nuvem baseada em código aberto que atenda às exigências de confiabilidade e disponibilidade e para acelerar a transição para a virtualização de funções de rede (NFV – Network Function Virtualization).

nfv

As empresas estenderão a parceria existente para fornecer às operadoras de telefonia móvel uma solução integrada que permite que as funções de rede virtualizadas da Nokia Networks sejam executadas em uma infraestrutura de nuvem que integra o hardware HP com o centro de dados, hypervisor e gerenciador virtual da infraestrutura, baseada na tecnologia HP Helion OpenStack. O gerenciamento em nuvem da rede virtualizada será executado pelo Gerenciador de aplicação de nuvem da Nokia, permitindo que as operadoras de telecomunicações implantem a nuvem de forma rápida e com mínimo esforço.

A parceria vai além de hardware e software e abrange também as capacidades técnicas, de serviços e comerciais, necessárias para fornecer, manter e operar uma telco cloud. A Nokia Networks já oferece a primeira solução de telco cloud comercial, que traz vida à tecnologia de nuvem, com serviços como o Voz sobre LTE (VoLTE). A previsão das funções de rede virtualizadas e soluções de gerenciamento de nuvem com base no HP Helion OpenStack é de estarem disponíveis no mercado em meados de 2015.

“Serviços são fundamentais para possibilitar a transformação prometida pela cloud para operadoras de telecomunicações e aplicações de TI. Trabalhando em conjunto, a Nokia Networks e a HP podem fornecer a experiência e a liderança em tecnologia que as operadoras necessitam para atingir os benefícios de uma solução completa de cloud para telecomunicações e TI – tudo debaixo de um só contrato para garantir mais facilidade”, afirma Igor Leprince, Vice-presidente executivo de Serviços Globais da Nokia Networks.

“As operadoras querem ter as mesmas vantagens que as empresas tiveram com soluções em código aberto baseadas na nuvem. O HP Helion Openstack com tecnologia para operadoras proporciona um caminho claro para chegar lá”, diz Saar Gillai, Vice-presidente sênior /COO, HP Cloud e gerente geral de NFV, da HP. “Juntas, a Nokia Networks e a HP oferecem uma solução pré-integrada para alavancar a plataforma na nuvem com suas funções virtualizadas de rede, para oferecer aos clientes um meio simplificado e mais rápido de implantar estes serviços”, ele completa.

Baseada em padrões abertos, a HP Helion OpenStack permite aos usuários implantar ambientes na nuvem, que são construídos com tecnologias open source, oferecendo às operadoras a escolha de ferramentas de desenvolvimento, modelos de implantação e liberdade de vendas in-loco, enquanto se beneficia da liderança em Openstack da HP. Além disso, o Programa OpenNFV da HP fornece às operadores as ferramentas e recursos necessários para construir, testar e implantar ambientes NFV.

O reforço de cooperação com a HP está em linha com a estratégia da Nokia Networks de armazenamento independente na nuvem e permite que as operadoras escolham a tecnologia que melhor se adapta as suas necessidades de negócios. A Nokia Networks está empenhada em apoiar o armazenamento na nuvem incluindo a VMware e OpenStack.

A Nokia Networks e a HP planejam também atuar juntas na identificação de áreas para desenvolvimentos futuros, como ampliar ainda mais a funcionalidade e competitividade da solução de telecomunicação na nuvem.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor