Pesquisa aponta interesse dos executivos de TI por arquiteturas multi nuvem

CloudEmpresasHOMENegócios

A Equinix, empresa global de interconexão e data center, divulgou um estudo sobre as tendências globais para as estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em 2015. Conduzida pela Dimensional Research, a pesquisa foi realizada com mais de 650 decisores no setor de TI do Brasil, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e países da América

A Equinix, empresa global de interconexão e data center, divulgou um estudo sobre as tendências globais para as estratégias relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) em 2015. Conduzida pela Dimensional Research, a pesquisa foi realizada com mais de 650 decisores no setor de TI do Brasil, Austrália, Alemanha, Reino Unido, Cingapura e países da América do Norte.

nuvem híbrida Bit BR

O levantamento revela que 77% dos executivos planejam implementar arquiteturas multi nuvem no próximo ano. Além disso, indica a busca por ambientes de colocation em data center em função da possibilidade de conexão direta com múltiplos fornecedores de nuvem – para maior segurança, confiabilidade e desempenho.

De acordo com Ihab Tarazi, CTO da Equinix (que no Brasil é representada pela Alog), a velocidade com a qual as estratégias multi nuvem tornam-se cada vez mais comuns é o aspecto mais surpreendente deste estudo. “As organizações descobriram que o colocation oferece retorno de investimento significativo para a otimização de WAN e fica claro que a adoção deste modelo aumentará ainda mais este retorno”, completa.

Os entrevistados sinalizaram o interesse em utilizar diversas nuvens, geograficamente dispersas, no ano de 2015. 74% deles já preparam, inclusive, seus orçamentos para migrar para a chamada multi nuvem. Nos próximos 12 meses, aplicações de negócios como armazenamento/backup, disaster recovery e business inteligence (BI) deverão operar na nuvem e muitas destas serão direcionadas para fornecedores de colocation.

85% dos executivos apontaram a segurança como um dos maiores desafios das empresas em migrar para nuvem – desempenho e confiabilidade foram fatores mencionados na sequência. Boa parte dos entrevistados mencionou as conexões diretas para nuvem (aquelas que não passam pela internet pública) como as mais indicadas para contornar a questão da segurança.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor