Plataforma online reunirá negociações do agronegócio brasileiro

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A CBC (Central Brasileira de Comercialização) lançou uma nova plataforma eletrônica para negociações do agronegócio do Brasil. Online, a nova ferramenta foi criada com o objetivo de propiciar a oferta ou compra estruturada de qualquer quantidade de insumos e mercadorias agrícolas, com alcance geográfico, rapidez, segurança, rastreabilidade e otimização de custos. “O agronegócio emprega 37%

A CBC (Central Brasileira de Comercialização) lançou uma nova plataforma eletrônica para negociações do agronegócio do Brasil. Online, a nova ferramenta foi criada com o objetivo de propiciar a oferta ou compra estruturada de qualquer quantidade de insumos e mercadorias agrícolas, com alcance geográfico, rapidez, segurança, rastreabilidade e otimização de custos.

agronegocio soja

“O agronegócio emprega 37% da mão-de-obra brasileira e é responsável por 23% do PIB. A importância estratégica desse setor fez o mercado alcançar uma nova dinâmica e a nossa plataforma veio para suprir uma demanda por ferramentas que dessem apoio à gestão e realização de negócios com agilidade, segurança, maior abrangência de mercado, otimização de custos e compliance”, afirmou em comunicado Cássio Loberto, CEO da CBC.

A iniciativa conta com investimentos da ordem de R$ 10 milhões e apoio de empresas como o Grupo União Corretora, que atua no mercado de produtos agrícolas há 31 anos e é um dos investidores na iniciativa. Desenvolvida em parceria com o Grupo CMA no modelo cloud computing, a nova plataforma pretende já entrar em operação em mercados como os de milho, soja e derivados (como farelo e óleo), algodão, caroço de algodão, café, trigo, etanol, açúcar e arroz, entre outros.

A expectativa da CBC é alcançar R$ 50 milhões de faturamento no próximo ano. Além da facilitar as negociações, a CBC também pretende estabelecer meios para que players possam fazer o gerenciamento, ter controle e mais transparência nas operações com indústrias, produtores rurais, cooperativas agrícolas, distribuidores, cerealistas, tradings, exportadores e importadores, usinas produtoras de etanol e açúcar, indústrias de soja e derivado, bancos e corretoras de mercadorias, agentes da agricultura familiar, insumos e implementos e mercadorias agrícolas, bem como toda rede logística envolvida.

Dessa forma, a empresa pretende criar num único ambiente, uma grande comunidade em que todos os agentes do agronegócio brasileiro, de onde quer que estejam, possam ampliar suas oportunidades de transações de compra e venda de insumos e mercadorias agrícolas, com mais abrangência, produtividade e eficiência.

A nova plataforma vai disponibilizar inicialmente três soluções, por meio das quais o usuário terá possibilidade de efetuar o gerenciamento de todas as suas transações comerciais. A Bid & Ask é uma ferramenta para negociar pequenos e grandes volumes com ampla abrangência geográfica. Nessa opção, o usuário estabelece todas as condições envolvidas nesse tipo de transação comercial.

Já na modalidade Leilão, é possível acompanhar ou lançar um leilão nas modalidades de venda ou de compra (leilão reverso). Finalmente, as salas exclusivas de negociação permitem aos clientes interagir e determinar os termos para realizar seus negócios. Em todas as modalidades de negociação o usuário tem a possibilidade de produzir relatórios gerenciais de suas operações e ter acesso a todas as oportunidades de negócio disponíveis na plataforma.


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