Segmentação de conteúdo é tendência para portais

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Atingir com sucesso um público-alvo na internet e ganhar sua atenção ainda é um desafio para as empresas em todo o mundo. A necessidade de entregar uma mensagem significativa e segmentada para cada usuário deu origem a um novo conceito de marketing: o content targeting. Para isso, é preciso saber quem são, o que fazem,

Atingir com sucesso um público-alvo na internet e ganhar sua atenção ainda é um desafio para as empresas em todo o mundo. A necessidade de entregar uma mensagem significativa e segmentada para cada usuário deu origem a um novo conceito de marketing: o content targeting. Para isso, é preciso saber quem são, o que fazem, do que precisam e o que procuram os usuários de internet.

segmentação de conteúdo

Mostrar a essas pessoas o conteúdo adequado e na hora certa é a nova aposta da Liferay, empresa norte-americana referência em portais horizontais open source.

A nova ferramenta que usa o conceito de content targeting foi apresentada pelo CEO da empresa, Bryan Cheung, durante o Symposium, evento que a Liferay promove em vários países onde atua e que teve a primeira edição brasileira realizada em São Paulo, em novembro. Para o CEO da Liferay, a maioria dos sites ainda é construída como jornais antigos. “As manchetes são definidas de forma aleatória, sem entender o comportamento do usuário e entregando informações irrelevantes”, comentou durante o simpósio.

O aplicativo Audience Targeting da Liferay permite segmentar o público e conteúdos específicos para usuários diferentes além de criar campanhas para direcionar conteúdo. É possível também acompanhar as ações do usuário e gerar relatórios que fornecem informações sobre a eficácia das campanhas. A ferramenta de segmentação funciona com base em “regras” que definem perfis de usuários. Alguém que entra no site pela primeira vez, por exemplo, terá informações básicas e gerais. Dependendo dos cliques do usuário, na próxima vez que acessar o portal, o sistema reconhece a persona e seu comportamento e exibe páginas diferentes, com conteúdo, proposta, imagens e links definidos anteriormente pelas “regras”.

A nova ferramenta também capta informações de todos os canais com os quais a empresa se comunica com seus usuários, tornando a segmentação ainda mais otimizada, o que possibilita oferecer conteúdos e serviços apropriados e relevantes para as necessidades do cliente. Para o diretor geral da Liferay para a América Latina da Liferay no Brasil, Fernando Areias, a personalização da experiência é muito desejada pelas empresas de diferentes segmentos. “Se você é capaz de entregar o conteúdo que interessa ao seu público, conseguirá mais atenção para sua marca. Uma boa experiência do usuário (UX) se tornou essencial para qualquer portal porque é capaz de mudar a forma como os visitantes pensam a respeito da sua empresa ou produto”, destaca Areias.

Com matriz latinoamericana localizada na cidade do Recife (PE), a Liferay quadriplicou o número de funcionários nos últimos três anos e tem apresentado um crescimento exponencial. Já são 18 escritórios em 15 países. A empresa foi apontada pelo quinto ano consecutivo como uma das Líderes do Quadrante Mágico de Portais Horizontais da Gartner, publicação anual baseada na abrangência de visão e capacidade de execução.


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