Softtek, Unifor, Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará investem em polo de tecnologia

EmpresasHOMENegóciosSoftware

A Softtek, fornecedora global de TI, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Governo Estadual do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, anunciou a criação de um novo Centro Global de Entrega de Serviços da Softtek no Brasil (Global Delivery Center, na sigla em inglês). A estrutura, que ficará alocada dentro do campus

A Softtek, fornecedora global de TI, em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor), Governo Estadual do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, anunciou a criação de um novo Centro Global de Entrega de Serviços da Softtek no Brasil (Global Delivery Center, na sigla em inglês).

softek

A estrutura, que ficará alocada dentro do campus da Unifor, será responsável pelo treinamento, capacitação e desenvolvimento do espírito empreendedor de estudantes e profissionais de tecnologia da região. A expectativa é gerar 1.700 oportunidades de trabalho até 2018, contribuindo para o crescimento do mercado de tecnologia local. O programa de capacitação será voltado para os alunos do terceiro e quarto ano dos cursos de Tecnologia, Administração de Empresas, Contabilidade e Recursos Humanos da Universidade de Fortaleza.

“Com a nova estrutura, vamos contribuir para a inovação e o incremento de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Estado do Ceará, além de potencializar a carreira de jovens da região com a formação de mão-de-obra altamente especializada”, diz Blanca Treviño, presidente e CEO global da Softtek. O objetivo é que o Centro se torne o maior polo de tecnologia do Estado do Ceará e um dos maiores do Nordeste do Brasil.

Antônio Roosevelt Chaves, diretor do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) da Unifor, revela que a parceria só renderá bons frutos. “A proposta é oferecer aos nossos alunos esse contato com a prática, pois nas salas se estuda apenas a parte teórica; além da aproximação com o mercado, para que o aluno chegue ao mercado de trabalho bem mais focado e qualificado na área em que escolheu”, pontua.

Para Robinson Passos de Castro e Silva, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, a parceria ainda contribuirá para a diversificação das atividades econômicas locais, que em sua maioria ainda são focadas na exploração do turismo da região, e elevará a cidade a um novo patamar de desenvolvimento.

Na parceria, a Softtek será responsável pela geração de empregos, atração de clientes e execução de projetos para garantir o desenvolvimento do Centro e injeção de receita local, além do desenho, gestão e implementação do programa de geração de capacidades com instrutores, metodologias e a aplicação de conteúdos e treinamentos aos estudantes. Os Governos Estadual e Municipal fornecerão incentivos, com bolsas-auxílio para os estudantes durante o processo de treinamento, máquinas e equipamentos, incentivos fiscais, além de investir e financiar projetos de P&D. Já a Unifor, proverá toda a infraestrutura física para os cursos com laboratórios de capacitação equipados, divulgação dos treinamentos e, em conjunto com órgãos do governo, realizará o processo de recrutamento e seleção dos candidatos..

A iniciativa também vai contribuir para o crescimento sustentável da empresa, que espera triplicar o seu tamanho nos próximos cinco anos. Atualmente, a Softtek possui dez Centros Globais de Entrega de Serviços pelo mundo localizados nos EUA, México, China, Brasil, Argentina, Espanha e Índia. O GDC de Fortaleza será o 11º da companhia.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor