Solução Risk Pack automatiza decisão de crédito na Chevrolet

Software

A Chevrolet Serviços Financeiros, banco múltiplo que administra os serviços financeiros oferecidos à rede de concessionárias da Chevrolet, adotou a plataforma Risk Pack da Neurotech, para garantir a automação do ciclo de decisão em operações de crédito, prevenção à fraude e gestão de risco. A implementação foi finalizada há pouco tempo, em agosto de 2014.

A Chevrolet Serviços Financeiros, banco múltiplo que administra os serviços financeiros oferecidos à rede de concessionárias da Chevrolet, adotou a plataforma Risk Pack da Neurotech, para garantir a automação do ciclo de decisão em operações de crédito, prevenção à fraude e gestão de risco.

Negócio

A implementação foi finalizada há pouco tempo, em agosto de 2014. A Chevrolet afirma que os benefícios se traduzem na melhora do processo de análise de créditos de seus clientes, tanto no varejo, como em sua linha de consórcios.

A solução Risk Pack foi desenvolvida pela Neurotech. A empresa brasileira foi criada em 2000, por um grupo de pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco, oferecendo soluções avançadas para automação de ciclos de decisão em operação de crédito, fraude e risco.

O Risk Pack é um pacote que oferece inteligência e flexibilidade, para conseguir gerenciar o ciclo de crédito e cobrança. Põe fim a uma época em que grande parte do processo de análise da Chevrolet Serviços Financeiros era manual e sujeito a possíveis inconsistências no resultado desejado. O processo antigo tinha uma capacidade limitada de lidar com políticas complexas no banco e também alguns problemas na rapidez do processo. Agora, cada verificação para concessão de crédito passa pelo Risk Pack e a verificação é feita de forma automática e completa.

“Recebemos mensalmente um número muito grande de solicitações, o que inviabiliza a consulta de cada número do CPF em diversas fontes internas e externas de informação. Hoje, isso é possível de forma automatizada, ajustada à complexidade das nossas políticas e com todas as informações relevantes disponibilizadas, já com uma sugestão sobre decisão de aprovação”, comenta Andrés Pérez, superintendente da área de risco da Chevrolet Serviços Financeiros.

A solução permite ainda evitar situações de fraude. Se as informações cadastrais analisadas de forma automática mostrarem informação diferente dos dados apresentados no pedido de crédito, os analistas podem verificar rapidamente a informação.

A implementação da solução Risk Pack implicava uma mudança de cultura no funcionamento das concessionárias Chevrolet. Por isso, o processo de automatização foi feito de forma gradativa.

A ferramenta está dividida em módulos, que vão desde a captação de informações cadastrais, consulta automática em uma base de dados com mais de oito mil informações e o gerenciamento da operação de crédito de forma automatizada. Previne fraudes cadastrais através de regras inteligentes e informações da própria empresa.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor