Sonda IT lança app de Comércio Exterior baseado em Big Data

AppsBig DataData StorageFornecedores de SoftwareMobilidadeProjetosSoftware

Seguindo a tendência da SAP, que migrou seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a plataforma de Big Data Hana, a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, apresenta a nova versão do seu reconhecido aplicativo de Comércio Exterior. Agora com a marca CE + (plus) a solução nasce com a perspectiva de fornecer

Seguindo a tendência da SAP, que migrou seu ERP (Enterprise Resource Planning) para a plataforma de Big Data Hana, a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, apresenta a nova versão do seu reconhecido aplicativo de Comércio Exterior.

bg

Agora com a marca CE + (plus) a solução nasce com a perspectiva de fornecer mais funcionalidades aos clientes nos processos de importação e exportação e já está certificado pela SAP.

Com esta abordagem de trazer o produto para uma tendência em voga, que é a análise de grandes quantidades de dados, a Sonda IT acredita que está saindo da camada “transações SAP” para um patamar no qual é possível controlar os processos do começo ao fim.

Para isso, foi adicionada a funcionalidade Workspace, que abrange a visualização de todo o processo, permitindo verificar em que patamar a transação atual está para que sejam realizadas análises e tomadas de decisão. É um método mais transparente e amigável ao usuário, que consegue ver toda a rotina que ocorre no procedimento de importação e exportação.

“Essa funcionalidade amplia a visão gerencial, permitindo que o planejamento estratégico de embarques de importação e exportação sejam gerenciados em tempo real, desde o momento da criação dos Pedidos de Compra e Ordens de Venda dentro do ERP alemão, sem estarem vinculados aos embarques ainda, até o encerramento de todo o processo. Tudo isso sem a necessidade do usuário precisar esperar rodar interfaces ou trocar dados de um sistema para outro”, comenta diretor de R&D e de Inovação da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, Renato Matavelli.

O recurso é resultado de uma ideia conjunta entre os responsáveis pelo desenvolvimento do software e usuários finais, que através de encontros periódicos compartilham a sensação e responsabilidade de definirem em conjunto o escopo e o futuro do aplicativo. Ao todo, os investimentos com a nova plataforma somam acerca de R$ 1 milhão e um ano de produção.

O sistema também permite a retificação de Declaração de Importação (DI), que antes era rejeitada pelo próprio Fisco. Ela gerencia processos de importação de plantas de fábricas ou usinas sem que o responsável tenha que sair do ERP ou usar uma segunda ou terceira solução legada que precise de troca de arquivos ou dados, para controlar, documentar e extrair relatórios. Vale destacar que nenhum outro fornecedor de tecnologia de Comex consegue operar esse cenário dentro do SAP, usando os próprios dados do módulo de compra, conhecido como MM, e contabilizando diretamente no módulo FI os processos de importação.

“Todas essas iniciativas reforçam o posicionamento da Sonda IT como provedora pioneira de tecnologias para a área de Comércio Exterior na América Latina, tendo sido, inclusive, a primeira integradora do mercado a deter a certificação da desenvolvedora alemã na tecnologia SAP NetWeaver para uma solução de importação e exportação”, finaliza Matavelli.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor