UOL HOST oferece dicas de e-commerce para PMEs

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O UOL HOST, empresa de hospedagem, serviços web e cloud computing do UOL, disponibiliza o e-Book de Natal, guia gratuito desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas online para o Natal.  O faturamento no setor de e-Commerce tem vindo a crescer em 2014. No primeiro semestre, de acordo com a consultora

O UOL HOST, empresa de hospedagem, serviços web e cloud computing do UOL, disponibiliza o e-Book de Natal, guia gratuito desenvolvido para ajudar pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas online para o Natal. 

prendas Natal

O faturamento no setor de e-Commerce tem vindo a crescer em 2014. No primeiro semestre, de acordo com a consultora e-bit, que se dedica precisamente a pesquisas e estudos sobre e-Commerce, o faturamento do setor foi de R$ 16 bilhões. A expectativa é que o ano encerre com R$ 35 bilhões e 104 milhões de compras, o que representaria um crescimento de 15% em relação a 2013.

“Diante desse cenário, concluímos que o Natal deste ano deve ser muito forte em termos de vendas online”, destaca o diretor de marketing e negócios do UOL, Ricardo Dutra, explicando que a ideia da empresa com esse lançamento é “continuar ajudando empreendedores digitais a planejar e executar adequadamente suas estratégias de negócios para o Natal, com informações sobre preparação de estoque e logística, dicas para atendimento ao cliente e recomendações sobre as melhores formas de criar e divulgar promoções”.

São cinco os temas principais desse e-book: Abasteça seu estoque, Reforce sua logística, Atenção ao atendimento, Use o poder do e-mail marketing, Prepare-se para as liquidações de fim de ano, Calendário: planeje-se na reta final e Mantenha a calma em meio ao caos.

Controlar o estoque, fazendo um levantamento sobre quais são os produtos mais vendidos, os que mais têm a ver com o Natal e a quantidade disponível de cada item, é o primeiro passo para não faltar produtos nas prateleiras e negociar descontos com fornecedores.

Na preparação da logística, é importante considerar a possibilidade de contratar mão de obra temporária para reforçar a equipe, se necessário, e também alinhar com as transportadoras para garantir a capacidade de entrega. Incentivar o cliente a comprar com antecedência também será uma recomendação importante.

No aspeto do atendimento, deve ser disponibilizada ao cliente uma diversidade de canais (telefone, e-mail, chat online, redes sociais, etc.) e ferramentascriar (área de “Perguntas Frequentes”, vídeos demostrativos, etc.). Uma boa estratégia de divulgação dos produtos e ações promocionais (sorteios, descontos ou frete grátis) são também determinantes.

Neste contexto, outro tema importante é o uso do e-mail marketing da maneira mais adequada, por meio da definição de layout, conteúdo e forma de personalização, evitando que a mensagem seja ignorada ou vá para a pasta de spam da caixa de e-mail dos consumidores.

Para não defraudar as expetativas dos clientes é fundamental ter sua infraestrutura tecnológica pronta para suportar picos de acesso e, principalmente, oferecer descontos reais. Há sites que aumentam o preço antes para baixar depois e essa prática não é recomendada.

Deverá criar um cronograma com uma lista de tarefas sugeridas para se programar da maneira mais adequada e resolver as pendências com tranquilidade, mesmo que esteja sobrecarregado em meio a excessivo número de tarefas a serem cumpridas.


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