Centauro mantém 100% de disponibilidade durante a Black Friday com a Alog

Data StorageE-commercee-MarketingEmpresasNegócios

A Centauro, maior rede multicanal de varejo de produtos esportivos da América Latina, aumentou sua infraestrutura de TI hospedada na Alog para suportar os picos de acesso durante a Black Friday. O acesso ao e-commerce multiplicou quase 10 vezes durante o evento. Ainda assim, o portal não teve problemas de indisponibilidade ou lentidão, pois a

A Centauro, maior rede multicanal de varejo de produtos esportivos da América Latina, aumentou sua infraestrutura de TI hospedada na Alog para suportar os picos de acesso durante a Black Friday. O acesso ao e-commerce multiplicou quase 10 vezes durante o evento.

centauro loja

Ainda assim, o portal não teve problemas de indisponibilidade ou lentidão, pois a Alog desenhou um projeto especial com o objetivo de validação da infraestrtutura, storage, firewalls, servidores e banco de dados e designou um time totalmente focado no acompanhamento desta data. A companhia é uma das principais operadoras de serviços de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil e membro da Plataforma Equinix, empresa de interconexão global de data centers.

De acordo com Luciano Marques, Gerente de Infraestrutrura de e-commerce da Centauro, o planejamento para o principal dia de compras do ano começou ainda em fevereiro. “Tivemos algumas dificuldades específicas durante a Black Friday de 2013, por isso decidimos nos preparar cedo dessa vez. Começamos o projeto no início do ano e planejamos uma série de mudanças, tanto em infraestrutura quanto em aplicações e gerenciamento do ambiente”, comenta. “E tudo deu muito certo. Aqui somente os preços caíram”.

Além de mudanças definitivas realizadas durante o ano, como a virtualização de todos os servidores do e-commerce, a Centauro realizou vários testes de capacidade, todos com o acompanhamento do time de especialistas da Alog. Para o evento foi disponibilizada infraestrutura extra para ser usada em caso de algum problema e o link foi aumentado em 10 vezes.

A Centauro ainda fechou com a Alog uma equipe dedicada ao monitoramento do ambiente. Especialistas em firewall, storage, redes, infraestrutura e suporte técnico ficaram à total disposição da equipe do portal das 18h de quinta-feira (27/11) até as 23h59 de domingo (30/11). “O time da Alog trabalhou neste projeto durante todo o ano para conseguir garantir a melhor experiência para o consumidor da Centauro durante a Black Friday. O resultado deste esforço foi uma ação de sucesso, sem problemas de disponibilidade ou lentidão no dia mais movimentado do ano para o comércio eletrônico”, afirma Nelson Mendonça, Diretor de Operações da Alog.

O ambiente de e-commerce da Centauro está hospedado no site da Alog em Tamboré. Além do sucesso da Black Friday, a virtualização já gerou uma economia de 30% nos gastos da companhia com infraestrutura de TI. Fundada em 1981, a Centauro é a maior rede multicanal de varejo de produtos esportivos da América Latina, com forte atuação no comércio eletrônico, por meio do site www.centauro.com.br. Integra o Grupo SBF, que tem mais de 230 lojas em 22 estados do Brasil e o Distrito Federal.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor