Cisco lança ferramentas analíticas que exploram mobilidade e IoE

Big DataData StorageGestão de RedesRedesSoftware

A Cisco apresentou globalmente a Connected Analytics para a Internet of Everything, uma nova suite que contém um portfólio de soluções analíticas de dados. O portfólio inclui pacotes de software para trabalhar a capacidade analítica de dados, independentemente da localização. A ideia é aproveitar o valor dos dados, que habitualmente fica guardado em bases de

A Cisco apresentou globalmente a Connected Analytics para a Internet of Everything, uma nova suite que contém um portfólio de soluções analíticas de dados. O portfólio inclui pacotes de software para trabalhar a capacidade analítica de dados, independentemente da localização.

cisco análise móvel

A ideia é aproveitar o valor dos dados, que habitualmente fica guardado em bases de dados centralizadas. O modelo está sofrendo alterações e sendo modificado, como consequência dos dados gerados de forma massiva pelas conexões da IoE.

De acordo com um estudo realizado pela Cisco, os decisores e responsáveis de TI sentem dificuldade em aceder a dados e interpretá-los, para que se tornem uma vantagem competitiva. 40% dos inquiridos disse mesmo que essa dificuldade é o principal obstáculo para converter conexões entre processos, dados e pessoas em valor de negócio.

Ou seja, é precisa uma nova abordagem. Por isso, a Cisco combina redes e infraestrutura com virtualização de dados, para que seja mais fácil acessar dados e extrair valor de negócio.

Será possível combinar dados centralizados e altamente distribuídos com os dados criados e armazenados na Nuvem, graças à Cisco Intercloud, a rede de ambientes Cloud interconectados da empresa.

A nova suite inclui uma aplicação para análise de eventos, a Connected Analytics para Eventos. Permite analisar, por exemplo, o comportamento de fãs num evento esportivo, monitorando os dados sobre uso de dispositivos móveis e da rede WiFi, dá para entender quais as decisões feitas e otimizar a experiência dos fãs, ou reforçar segurança em certas áreas.

Já no varejo, são relacionados os dados de câmaras de vídeo das lojas, com os dados que já existem e relacionar com o estoque. Os varejistas podem prestar atenção a sítios onde os clientes param mais ou em zonas que precisem de reforço do estoque.

A suite tem também soluções analíticas para TI, que permitem otimizar a instalação de novas capacidades de TI, para que as organizações possam diminuir os riscos com a cibersegurança.

Edzard Overbeek, Vice Presidente Sênior de Serviços da Cisco, afirma que “estamos enfrentando uma nova transformação de mercado na qual o dispositivo remoto situado no extremo da rede se transforma numa ferramenta estratégica para compilar e partilhar dados, facilitando a tomada de decisões mais informada e proporcionando a melhor experiência possível para os consumidores; mas sem uma correta solução analítica, os dados são inúteis. Graças ao completo portfólio da Cisco e ao nosso amplo ecossistema de parceiros, temos a abordagem correta para impulsionar a inovação baseada na analítica e ajudar as organizações a transformar os dados em valor capaz de melhorar os resultados de negócio.”


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor