ERP da Dataplace reduz 22% as despesas com tributos fiscais do Grupo SEG

AppsMobilidadeSoftware

O Grupo SEG, distribuidor nacional de equipamentos de segurança eletrônica e telecomunicações, decidiu investir em uma ferramenta robusta, porém flexível, de gestão empresarial (ERP), que permitisse à companhia integrar informações de todas as áreas e consolidá-las de forma ágil e segura para facilitar a gestão e a tomada de decisão. Foi assim que há mais

O Grupo SEG, distribuidor nacional de equipamentos de segurança eletrônica e telecomunicações, decidiu investir em uma ferramenta robusta, porém flexível, de gestão empresarial (ERP), que permitisse à companhia integrar informações de todas as áreas e consolidá-las de forma ágil e segura para facilitar a gestão e a tomada de decisão. Foi assim que há mais de 20 anos nascia uma parceria bem-sucedida com a Dataplace, desenvolvedora nacional de software de gestão empresarial.

erp 3

Com a aquisição da ferramenta Symphony, versão Corporate, o Grupo SEG cresceu, expandiu a operação para fora do Brasil, nos países da Argentina, Estados Unidos e México, e internacionalizou a tecnologia brasileira de gestão empresarial. “Hoje todas as unidadades da SEG, tanto no Brasil como no exterior, utilizam a mesma ferramenta de ERP, facilitando a gestão das empresas”, comenta Patricia Nunes, responsável pela área de TI do Grupo SEG.

De acordo com a gestora de TI do Grupo SEG, o desafio é grande. “Hoje a companhia mantém 15 mil clientes ativos só no Brasil e uma gama de 4 mill itens em produtos e acessórios voltados para os segmentos de segurança eletrônica e telecomunicações, como alarmes, sensores, interfones, antenas, automatizadores, cabos, controle de acesso, etc.”, destaca Patricia.

Na visão da especialista em TI, que além de implantar a solução em todas as unidades do Grupo, ainda dá suporte e treinamento para 145 usuários da solução Symphony, sem o apoio do fornecedor da tecnologia seria “impossível de realizar um trabalho de qualidade, dentro dos padrões e prazos exigidos pelo Fisco”, referindo-se às obrigatoriedades fiscais e tributárias que o Governo exige, desde a implantação do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, criado em janeiro de 2007. “Este sistema, que visa o aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro, trouxe a informação para a era digital utilizando-se de tecnologia no ambiente fiscal e tributário. Sem o apoio do parceiro não conseguiríamos obter um bom controle da administração e nem planejar o crescimento sustentável. O Symphony nos permite obter informações rápidas e precisas, além de melhorar a comunicação entre todos os departamentos da empresa”, acrescenta.

Patricia Nunes também faz questão de ressaltar a importância do apoio do fornecedor do software no momento de ajustar algum parâmetro do sistema com o objetivo de customizá-lo à uma demanda específica. “Dependendo da estrutura da empresa e do conhecimento dos profissionais que estão à frente do atendimento, a customização da solução pode levar semanas ou até meses para ser entregue. Na Dataplace, esse trabalho, que não deixa de ser complexo, é agilizado”, afirma Patricia e explica: “Há dois anos, conseguimos o benefício fiscal no estado do Rio de Janeiro, tornando-nos isentos do pagamento do ICMS de 19%, uma das mais altas taxas desse tributo no país e para obter esse benefício, precisávamos parametrizar nosso ERP. Foi uma corrida contra o relógio para implantar e homologar todos os ajustes em tempo recorde. Em menos de um mês tudo estava rodando perfeitamente e conseguimos uma economia de aproximadamente R$ 500 mil reais que seriam gastos com o tributo, um verdadeiro exemplo de parceria entre cliente e fornecedor”, conclui a gestora de TI do Grupo SEG.

Apresentado em duas versões, Dataplace Symphony Corporate e Dataplace Symphony SE (Starter Edition), o software de gestão empresarial da Dataplace permite integração de diferentes áreas das empresas, proporciona velocidade na tomada de decisão e garante informação correta e atualizada, possibilitando o planejamento e a antecipação de cenários. Estes são apenas alguns dos benefícios conquistados com o ERP da Dataplace.

Com o Symphony Corporate e o Symphony SE é possível atender integralmente às novas normas tributárias, fiscais e regulatórias do Governo nacional além de ter acesso a indicadores de performance, relatórios e gráficos que demonstram o real andamento da companhia.

Dependendo da demanda e do porte da empresa, a organização pode iniciar o uso do software de gestão Symphony pelo módulo básico (Finanças e Logística) e outros módulos (Recursos Humanos, Custos, Fiscal Contábil e Manufatura) podem ser agregados posteriormente de acordo com a necessidade de cada ambiente.

Os diferentes módulos podem ser utilizados de forma integrada e a solução também reúne informações internas e externas da organização. Além disso, os dados corporativos podem ser acessados à distância, via web, de qualquer dispositivo móvel.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor