Samsung prepara smartphone com Tizen

MobilidadeNegócios

A Samsung está preparando o lançamento do smartphone de baixo custo rodando o sistema Tizen, na Índia, de acordo com informação divulgada pelo jornal sul-coreano Maeil Business Newspaper. O dispositivo pode ser divulgado ainda esta semana, numa conferência de imprensa, em 10 de dezembro. Supostamente, será divulgado um aparelho chamado Samsung Z1, que custará menos de

A Samsung está preparando o lançamento do smartphone de baixo custo rodando o sistema Tizen, na Índia, de acordo com informação divulgada pelo jornal sul-coreano Maeil Business Newspaper. O dispositivo pode ser divulgado ainda esta semana, numa conferência de imprensa, em 10 de dezembro.

Samsung-Z-1-684x250

Supostamente, será divulgado um aparelho chamado Samsung Z1, que custará menos de US$ 100 (cerca de R$ 255), para atrair os clientes que compram seu primeiro smartphone, em mercados emergentes, como é o caso da Índia. Estes mercados se tornam cada vez mais importantes para os fabricantes de celulares, já que os mercados dos países desenvolvidos estão ficando saturados.

Um lançamento desse tipo pode esclarecer algumas das dúvidas sobre a Tizen, que atualmente só funciona num certo número de dispositivos vestíveis, incluindo o Samsug Gear S, mas em nenhum smartphone.

A Samsung é uma das maiores apoiadoras do Tizen, pois quer reduzir a dependência da plataforma Android, que sustenta a maior parte dos dispositivos móveis da marca.

A Samsung tinha intenção de lançar um novo aparelho na Rússia, mas os planos caíram por terra, conforme a empresa disse à TechWeekEurope. O atraso foi causado pelo desejo de criar um ecossistema Tizen.

O smartphone direcionado para o mercado russo tinha o nome de Samsung Z e trazia algumas das funcionalidades incluídas no Samsung Galaxy S5, incluindo o aplicativo S Health, o modo ultra de economia de energia, sensor de reconhecimento de impressão digital e um acelerador de download. Incluia também um processador de 2.3GHz quad-core, 2GB de RAM e 16 GB de memória interna. No entanto, ainda não são certas quais as especificações técnicas do Samsung Z1.

Tizen é uma das empresas que fabrica sistemas operacionais open source, tentando oferecer alternativas ao iOS, Android e Windows Phone. No mesmo barco do open source, estão Firefox OS, Sailfish OS e Ubuntu Mobile.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor