Suporte da Ascenty resguardou clientes durante a Black Friday

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Planejamento, realização de testes e simulações de estresse de carga e garantia de uma infraestrutura capaz de suportar picos de demanda expressivos. Esses foram os principais fatores que garantiram o sucesso da Black Friday, realizada na sexta-feira (28/11), para os clientes da Ascenty que atuam na área de comércio eletrônico – e que participaram desse

Planejamento, realização de testes e simulações de estresse de carga e garantia de uma infraestrutura capaz de suportar picos de demanda expressivos. Esses foram os principais fatores que garantiram o sucesso da Black Friday, realizada na sexta-feira (28/11), para os clientes da Ascenty que atuam na área de comércio eletrônico – e que participaram desse que é um dos principais eventos para o setor no país.

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“Começamos o planejamento junto com esses clientes dois meses antes, fizemos testes para verificar o limite de carga dos sites e disponibilizamos todos os recursos necessários para que eles pudessem suportar qualquer demanda”, conta Marcos Siqueira, gerente executivo de Serviços Gerenciados da Ascenty. “No dia do evento, nossa equipe acompanhou esses clientes durante todo o tempo, o que contribuiu para garantir que tudo funcionasse adequadamente e sem incidentes”, acrescenta.

Esse trabalho foi realizado junto aos três clientes da Ascenty que participaram da Black Friday: Passarela, uma das maiores lojas virtuais de calçados do país; Balão da Informática, que atua na venda e distribuição de produtos de informática, eletrônicos e telecom, e Ciashop, empresa do grupo TOTVS que possui uma plataforma de e-commerce e desenvolve soluções nessa área para empresas de todos os portes.

“Foi a primeira Black Friday em que não tivemos nenhum problema de lentidão ou travamento do site, que em geral ocorria nos momentos de maior pico de acessos”, afirma Marcelo Fujiwara, gerente de Infraestrutura da Passarela. A empresa, que neste ano colocou sua infraestrutura de TI no data center da Ascenty, lançou uma campanha de marketing mais agressiva para esta Black Friday, com anúncios na TV em horário nobre. “Tivemos um aumento de 70% nos acessos em relação ao evento do ano passado. Em comparação a um dia normal, o volume foi quatro vezes maior. E, mesmo nos momentos de mais acessos, o site ficou super-rápido”, acrescenta Fujiwara – que atribui esse bom desempenho ao trabalho prévio realizado com a Ascenty.

Para o Balão da Informática, que desde 2013 utiliza a solução de cloud computing da Ascenty em seu portal de comércio eletrônico, os preparativos para o evento tiveram papel fundamental no excelente resultado alcançado na Black Friday. “Tudo foi preparado para atender cada visitante com qualidade máxima, independentemente do número de acessos simultâneos ao site”, afirma Raildo Kobayashi, diretor comercial do Balão da Informática. “A união das equipes de Tecnologia do Balão da Informática e da Ascenty foi um sucesso. Muitos testes foram executados simulando o evento; cada detalhe foi planejado minuciosamente, com o intuito de oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes”, acrescenta.

Segundo Kobayashi, durante a Black Friday, o portal do Balão da Informática registrou um aumento de 15 vezes nos acessos e de nove vezes em pedidos fechados, em relação à média do ano. “Apesar disso, é com orgulho que afirmamos que o resultado de todos esses dias de planejamento e trabalho foi termos conseguido 100% de disponibilidade e velocidade durante todo o evento”, conclui.

No caso da Ciashop, a Black Friday também transcorreu de forma segura e tranquila, graças ao trabalho realizado pelas equipes da própria empresa, da Ascenty e dos parceiros, como a Akcela – que ficaram de plantão para qualquer eventualidade. “A utilização da banda da Ciashop mais que dobrou no dia da Black Friday”, diz Kleber Martins Albertini, diretor de Operações e um dos sócios da empresa. “Alguns de nossos clientes venderam mais na Black Friday do que no mês de outubro inteiro. Mas, apesar do expressivo aumento da utilização da banda, não tivemos problemas de acesso, conectividade e de lentidão ou indisponibilidade do ambiente”, acrescenta.

A Ascenty é formada pelas unidades de Data Centers e Telecomunicações, que prestam serviços de colocation, hosting gerenciado, cloud computing, ambientes híbridos, serviços gerenciados e telecomunicações. Possui três data centers no estado de São Paulo – nas cidades de Jundiaí, Campinas e Hortolândia (em construção), com certificações Tier III, SSAE 16, ISAE 3402 e ISO 27001.


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