T-Systems lança desktop virtual através da nuvem

CloudSoftwareVirtualização

Dynamic Workplace é o novo serviço que a T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, lançou no mercado brasileiro. Baseado em cloud computing, traduz o conceito de desktop virtual, com todos os aplicativos hospedados no data center da T-Systems e acessado via nuvem pelos usuários. O Dynamic Workplace é a resposta da T-Systems às necessidades de computação pessoal de seus clientes que poderão

Dynamic Workplace é o novo serviço que a T-Systems Brasil, subsidiária da Deutsche Telekom, lançou no mercado brasileiro. Baseado em cloud computing, traduz o conceito de desktop virtual, com todos os aplicativos hospedados no data center da T-Systems e acessado via nuvem pelos usuários.

cloud services

O Dynamic Workplace é a resposta da T-Systems às necessidades de computação pessoal de seus clientes que poderão optar entre três pacotes: o básico Core que oferece apenas a virtualização das aplicações; serviços opcionais que adicionam uma série de funcionalidades ao Core e ainda pacotes adicionais, que podem ser atribuídos a perfis de usuários pré-determinados.

Com o uso do Dynamic Services Collaboration, a T-Systems oferece um ambiente de colaboração, utilizando aplicativos Microsoft, em nuvem privada, permitindo aos usuários baixarem, em seus smartphones, tablets ou notebooks, um pacote de softwares que permitem controle de localização, aplicativos de segurança, distribuição de pacotes e trabalho off-line. A empresa dedicou ainda uma área de seu data center exclusivamente para rodar aplicações gráficas 3D, permitindo sua virtualização, com foco nas áreas de engenharia e desenvolvimento de produtos.

A T-Systems do Brasil está apostando forte no Dynamic Workplace. Ideval Munhoz, presidente da companhia destaca que “todos os aplicativos utilizados pelos usuários estarão em um ambiente seguro, confiável e altamente resiliente”. Como a oferta é nova e muitas empresas não trabalhavam com a gestão dos custos envolvidos na manutenção e gerenciamento dos desktops, a equipe de consultores da T-Systems se afirma preparada para ajudar potenciais clientes a criar uma comparação baseada no custo total de propriedade de seus equipamentos. “Nem todos conhecem os custos envolvidos ali, por isso o resultado deste comparativo melhora muito de acordo com a maturidade do processo de gestão de custos do cliente”, afirma.

Os serviços agregados permitirão, por exemplo, que as empresas usuárias possam não apenas virtualizar seus ambientes, como também terceirizar seu gerenciamento para a T-Systems. De acordo com o executivo, este é um ponto importante, pois não é raro que os responsáveis pelo gerenciamento do parque de desktops não saibam o que roda em suas máquinas legadas. “A facilidade de implementação criou ambientes onde a gestão é muito complicada, ou seu custo é altíssimo”, explica.

Munhoz, efetua uma comparação entre o Dynamic Workplace e os concorrentes, afirmando que “nós trazemos o ambiente do cliente para dentro de nosso data center e oferecemos a gestão. Outros fornecedores de ambientes virtuais não fazem a gestão, o que aumenta ainda mais o risco de complexidade”. Com isto, a empresa espera ajudar os clientes a reduzirem não apenas os custos de gestão do parque de hardware, mas também de seus aplicativos.

Outro destaque que a T-Systems espera ser importante para o mercado é a diminuição da latência. Munhoz afirma que “se as aplicações e os servidores estiverem na mesma infraestrutura, a otimização pode girar entre 30% e 40%, levando em conta a conexão entre o usuário final e o data center e a latência”, uma vez que o que trafega entre o data center o desktop do usuário são apenas telas.

Em caso de contingência, uma vez que o desktop virtualizado estará na mesma solução de disaster recovery dos servidores, o Dynamic Workplace também permite uma rápida recuperação. Munhoz, finaliza indicando que o uso da solução pode representar uma redução de custos de até 50%, em média, para as empresas usuárias, levando em conta os custos envolvendo hardware, software e serviços.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor