TOTVS Consulting implementa CSC na AkzoNobel

EmpresasNegóciosSoftware

A AkzoNobel, referência global em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, contratou a unidade de consultoria da TOTVS para implementar o seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O objetivo era unificar as operações financeiras de suas nove unidades de negócios no Brasil. O CSC está localizado em Mauá, região Metropolitana

A AkzoNobel, referência global em tintas e revestimentos e uma das principais produtoras de especialidades químicas, contratou a unidade de consultoria da TOTVS para implementar o seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC). O objetivo era unificar as operações financeiras de suas nove unidades de negócios no Brasil. O CSC está localizado em Mauá, região Metropolitana de São Paulo, reúne 80 colaboradores e entrou em operação em junho deste ano.

akzo-nobel

A necessidade de unificar as equipes de finanças, ampliar o uso racional de recursos financeiros e padronizar informações, impulsionou a decisão da AkzoNobel em adotar um CSC focado. O projeto teve início em setembro de 2013, e durante três meses, os executivos da TOTVS Consulting avaliaram os processos da área. Após este levantamento, foi possível determinar quais procedimentos seriam centralizados, onde o CSC seria instalado e o número adequado de colaboradores para a continuidade das atividades.

A fase de análise incluiu ainda reuniões com as equipes de projetos e de finanças da Holanda e do Brasil, além dos gerentes gerais e controllers das unidades. Tudo isso visando o alinhamento da operação local às diretrizes globais da AkzoNobel. Com os processos estruturados, o CSC entrou em funcionamento em menos de seis meses.

“O comprometimento do time da AkzoNobel e o alto conhecimento e metodologia da TOTVS Consulting foram fundamentais para a rápida implantação do CSC. Além disso, a comunicação clara com todos os stakeholders durante o projeto foi essencial para engajá-los”, revela Heder Frigo, CFO e diretor Brasil da AkzoNobel.

“A implantação de um CSC, originalmente focado na redução de custos, tem se transformado em uma excelente alternativa para ganhos de agilidade nos serviços que não fazem parte do core business de uma empresa, como os de departamento financeiro, contabilidade, suprimentos, folha de pagamento, entre outros. Os Centros têm desempenhado papel estratégico como plataforma de crescimento nas corporações em rápida expansão por contribuírem para a reorganização e a padronização dos processos, que muitas vezes estão fragmentados em departamentos ou unidades de negócio diferentes”, conta Denis Del Bianco, diretor da TOTVS Consulting.

O CSC de Finanças da companhia integra as atividades transacionais de contas a pagar, contas a receber, contabilidade, recebimento fiscal e reembolso de despesas de viagens. A integração das informações em um único local simplifica a visualização e o monitoramento dos principais indicadores de desempenho, possibilitando a identificação de problemas antes que impactem no negócio.

A adoção de um CSC pela AkzoNobel gerou ganho de escala nos trabalhos financeiros e, sobretudo, informação padronizada e alinhada com as diretrizes internacionais da companhia. O estabelecimento de um canal estruturado de atendimento aumentou a velocidade de resolução dos chamados e agilizou as rotinas da empresa. Cerca de 70% deles passaram a ser realizados pelo portal do CSC ao invés do telefone, simplificando o registro e controle das informações e a avaliação da produtividade das equipes. No primeiro mês de operação, foram registrados mais de 11.000 chamados, 25% resolvidos no primeiro contato.

O projeto impactou direta e indiretamente cerca de 2.900 colaboradores de todas as áreas da empresa. No entanto, algumas delas obtiveram ainda mais benefícios, como as áreas de planejamento financeiro, contabilidade, impostos, contas a pagar e a receber e recursos humanos.

“A partir dessa iniciativa, os procedimentos passaram a ser integrados, contribuindo para simplificar os processos e obter sinergias que antes não podiam ser aproveitadas em função da fragmentação. O pioneirismo da unidade brasileira se tornou referência mundial. Em linha com a estratégia global da AkzoNobel, esperamos que a integração contribua para desenvolver a excelência da função de finanças, gerando benefícios para a empresa e para o time”, afirma Frigo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor