Vigor reorganiza a gestão do seu portfólio com nova ferramenta

AppsFornecedores de SoftwareMobilidadeProjetosSoftware

Com quase um século de existência e responsável por importantes marcas no setor alimentício, a Vigor utilizava uma solução de Business Intelligence (BI) para o acompanhamento e gestão de suas quatro categorias de produtos: Lácteos (iogurtes/queijos); Spread (manteigas e margarinas); Leite UHT e outros (molhos, sucos, achocolatados etc.). Contudo, a plataforma utilizada parou de sofrer

Com quase um século de existência e responsável por importantes marcas no setor alimentício, a Vigor utilizava uma solução de Business Intelligence (BI) para o acompanhamento e gestão de suas quatro categorias de produtos: Lácteos (iogurtes/queijos); Spread (manteigas e margarinas); Leite UHT e outros (molhos, sucos, achocolatados etc.). Contudo, a plataforma utilizada parou de sofrer evoluções tecnológicas, exatamente em um momento em que o volume de dados gerados pela empresa estava em plena expansão. Além disso, apresentava baixa capacidade de processamento, suporte inadequado, falta de padronização e pouca credibilidade em virtude de diversas fontes de informação.

vigor alimentos

Na busca por uma solução, a Vigor avaliou as ferramentas de mercado e realizou provas de conceito visando substituir a antiga ferramenta por uma mais moderna e selecionou o QlikView – cuja licença de uso é comercializada pela Toccato em todo o Brasil. Os critérios mais relevantes analisados foram: melhor desempenho, referências de empresas do grupo a qual pertence, especialmente da JBS e do Banco Original, custo-benefício, facilidade de uso e de desenvolvimento e redução o ciclo de realização de projetos.

A implantação foi finalizada em cerca de cinco meses, trazendo novas funcionalidades. Hoje, a equipe de vendas da Vigor, localizada em todo o Brasil, utiliza o QlikView para suas análises. “Avaliamos a previsão e a realização de vendas por volume, faturamento e margem com visões detalhadas por produto, clientes, equipes/canais de vendas e regiões geográficas, além de acompanhamento de indicadores essenciais ao negócio. Todas essas informações, distribuídas em paineis e com extrações de dados sob medida para suportar a estratégia de crescimento da empresa”, explica Sergio Bambace, CIO da Vigor.

Recentemente, a companhia desenvolveu três novas aplicações com base no QlikView; duas delas voltadas para a Controladoria. A primeira, denominada Custo de Servir, faz a análise da rentabilidade dos canais de vendas e seus resultados. Com ela é possível comparar, por exemplo, o desempenho financeiro de categorias de produtos em distintos segmentos de negócio como consumo e “food service” aliando a visão por canal de venda. Considerada uma das principais mudanças em termos de negócio, esta aplicação permitiu melhor visualização por canal de atendimento, melhorando a definição de estratégias comerciais. Já a aplicação de Orçamento Matricial tem como foco promover análise comparativa entre os valores planejados e realizados de despesas da empresa por agrupamento de contas e departamentos, com riqueza de detalhes.

A terceira foi direcionada para o departamento de Gestão de Serviços, denominada Gestão de Indicadores das Áreas de Negócios. Por meio dela, os mais de 100 indicadores corporativos passaram a ser padronizados em um modelo unificado para todas as áreas. “Isso facilitou o entendimento do nosso negócio, principalmente nas reuniões internas, onde são analisados indicadores tão distintos quanto custo de telefonia, “market share”, eficiência operacional da indústria, entre outros”, exemplifica o executivo. A aplicação permite visualizar a evolução no ano e comparar com a meta e períodos anteriores.

Com a flexibilidade de uso e a possibilidade de upgrades, a Vigor tem como meta expandir a utilização do QlikView para os demais setores, trazendo mais funcionalidades para as aplicações existentes, além da criação de novas soluções. “A padronização dos dados permitiu explorar nossa inteligência de forma mais acurada. Ganhamos mais credibilidade e poder de análise. Fácil de operar, a ferramenta encurta ainda o ciclo de vida de desenvolvimento dos produtos, diminuindo o tempo entre a concepção da ideia e sua colocação em prática o que, consequentemente, aumenta a produtividade. Em resumo, a ferramenta permitiu ganhos em padronização de consulta e tornou-se uma fonte segura com informações estratégicas para a empresa”, conclui Bambace.

A Toccato Tecnologia é parceira da QlikTechInternational atuando como distribuidor Master Reseller do produto QlikView para todo o Brasil. A empresa possui seis unidades próprias: Florianópolis, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Recife. Mantém oito academias com o intuito de oferecer e aprimorar conhecimentos. Em 2010 foi premiada pela QlikTech Internacional como a detentora da maior e melhor rede mundial de distribuição da ferramenta, título concedido por manter a sua rede de parceiros sempre qualificada, comprometida e atualizada.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor