Windows 10 pode ganhar novo browser nativo

EscritórioHOMERedesSistemas Operacionais

O Internet Explorer tem boas chances de ganhar um irmão mais novo na nova versão do Windows 10. Com codinome Spartan (o nome da classe de supersoldados da franquia de games Halo), o novo browser seria construído do zero. A informação, publicada pela ZDNet, reflete a crescente preocupação da Microsoft com a relevância de seus

O Internet Explorer tem boas chances de ganhar um irmão mais novo na nova versão do Windows 10. Com codinome Spartan (o nome da classe de supersoldados da franquia de games Halo), o novo browser seria construído do zero.

spartan bit brasil

A informação, publicada pela ZDNet, reflete a crescente preocupação da Microsoft com a relevância de seus produtos.

O Internet Explorer, mesmo com vários avanços, não tem chance contra os concorrentes. Se antes o browser da Microsoft já registrou mais de 90% do tráfego da web, hoje ele luta para não ficar em terceiro lugar.

Segundo o StatCounter, que mapeia o uso global de browsers, o Internet Explorer respondeu por pouco mais de 22% de participação. Comparativamente, o Chrome responde por mais de 47% de todo o tráfego registrado. Colado no IE, o Firefox segue com mais de 16%. Em dispositivos móveis, o IE leva a pior: apenas 1,79% dos dispositivos usam o browser da Microsoft.

Com um novo produto, que leve em conta os avanços dos concorrentes, seja multiplataforma e com código enxuto, a Microsoft pode recuperar terreno e ganhar mais relevância no universo mobile. Na gestão de Satya Nadella, a companhia de Redmond tem dado importantes passos para tornar-se verdadeiramente multiplataforma, inclusive lançando versões bastante robustas das ferramentas do Office para rodar em Android e iOS.

Caso o Spartan siga por esse caminho, agnóstico de plataforma, e ofereça agilidade na navegação, é possível quea Microsoft pavimente uma nova estrada para sustentar seu crescimento futuro.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor