Ameaças móveis passaram a marca dos 4 milhões no segundo semestre de 2014

CyberwarHOMEMobilidadeSegurançaSistema Operacional

A Trend Micro, especialista em segurança, identificou que o número de malware móvel mais que dobrou no segundo semestre de 2014, apenas seis meses depois de atingir a marca de 2 milhões. Existe agora um total de 4,37 milhões de apps maliciosos de alto risco disponível. Isso representa um aumento de 68% de um semestre

A Trend Micro, especialista em segurança, identificou que o número de malware móvel mais que dobrou no segundo semestre de 2014, apenas seis meses depois de atingir a marca de 2 milhões. Existe agora um total de 4,37 milhões de apps maliciosos de alto risco disponível. Isso representa um aumento de 68% de um semestre para outro.

android zumbi

Segundo a empresa, existem cada vez mais pessoas utilizando celular, o que faz com que surjam cada vez mais ameaças destinadas a este tipo de dispositivo. No fim de 2014, os cibercriminosos conseguiram acessar os dados pessoais de usuários no interior de dispositivos móveis, atacando plataformas populares, por meio de falhas nos dispositivos e de melhoras na qualidade de aplicativos falsos.

Se acordo com a Trend Micro, as ameaças móveis estão rapidamente se tornando mais complexas. Os criadores de malware estão apostando na falta de consciência do usuário médio quando se trata de definir corretamente as configurações de dispositivos móveis e do download de aplicativos a partir de fontes legítimas de segurança. Além disso, eles também contam com o desrespeito de muitos usuários em relação a segurança recomendada para a plataforma. Um exemplo é o jailbreak, que permite ao usuário ter acesso a mais recursos ou obter aplicativos gratuitos, mas abre portas para ameaças.

Android e iOS são mais populares, por isso, os usuários de ambas as plataformas são igualmente alvos de ataques populares. Uma variedade de malware e de aplicativos de alto risco continuam a atacar os usuários do Android. Além disso, apesar uma abordagem mais fechada da Apple para proteger o ambiente iOS, foi possível identificar ameaças cada vez mais perigosas que penetraram com sucesso os buracos deixados por jailbreaking.

Pelo que tem sido registrado pela empresa de segurança, a expectativa é que os criadores de malware móvel sigam o rastro móvel do dinheiro. Em 2015, os cibercriminosos provavelmente irão tirar proveito de uma série de opções de pagamento móvel lançadas para os compradores online. Novos métodos de pagamento remoto irão introduzir novas ameaças, vulnerabilidades e golpes de engenharia social, aproveitando hábitos inseguros de compras dos usuários a partir de seus smartphones e tablets.

Diante de tudo isso, é necessário que os usuários móveis desenvolvam hábitos móveis mais seguros. Isso inclui o uso de senhas fortes ou gerenciadores de senha, a instalação de um aplicativo de segurança para fazer a varredura em busca de malware móvel ou adware, um olhar mais exigente para promoções móveis ou links que possam levar ao roubo de dados, aplicação de patches regulares de falhas de dispositivos móveis e um esforço pessoal para verificar regularmente as mais recentes ameaças.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor