Ferramenta antifurto reduz fraudes ou erros nas operações do varejo

AppsEmpresasHOMEMobilidadeNegóciosSoftware

Toda empresa depende de um conjunto de fatores para alcançar o sucesso e eliminar, ou pelo menos reduzir, as perdas. No varejo, especificamente, o combate e a redução dos furtos é uma questão trabalhosa que requer inteligência, tecnologia e investimentos. Escolher a solução mais eficaz para cada tipo de comércio, orientar e treinar os funcionários

Toda empresa depende de um conjunto de fatores para alcançar o sucesso e eliminar, ou pelo menos reduzir, as perdas. No varejo, especificamente, o combate e a redução dos furtos é uma questão trabalhosa que requer inteligência, tecnologia e investimentos.

varejo

Escolher a solução mais eficaz para cada tipo de comércio, orientar e treinar os funcionários de forma correta e conduzir uma boa gestão na área de Prevenção de Perdas são fatores primordiais para um negócio bem-sucedido.

“Identificar a origem dos furtos e entender que a prevenção de perdas é um investimento, reduz não só as perdas como os desafios diários, gerando uma vantagem competitiva importante para o negócio”, explica Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo, empresa com sede na Suécia que, no Brasil, destaca-se como fornecedora de soluções antifurto para o varejo, por meio da marca Gateway Security.

Embora as projeções de crescimento para o varejo brasileiro em 2015 sejam otimistas – o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) estima uma expansão entre 5,5% e 6% –, o setor não pode excluir do planejamento e das planilhas o investimento em segurança, principalmente, em relação aos furtos de todo tipo de mercadoria, desde os cosméticos e eletroeletrônicos até roupas e bebidas, entre outros.

Uma das soluções para a prevenção de perdas, desenvolvida especificamente para diminuir as perdas no checkout geradas por fraudes ou erro na operação, é o Gatecash, desenvolvido pela Gateway, divisão de varejo do grupo Gunnebo. O sistema faz a análise e auditoria dos processos de vendas para identificar fraudes na hora exata em que elas ocorrem. Instalada em mais de 1,2 mil PDVs de aproximadamente 40 grandes e pequenos mercados das regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste, a solução, segundo a Gateway, reduz em até 80% os casos de furtos nos check-outs.

Totalmente integrado ao software de automação comercial da loja, o Gatecash combate a fraude nos caixas, por meio do monitoramento a distância de todas as operações efetuadas em tempo real com qualidade de DVD, além de conferir os tíquetes com os produtos comprados e até os cupons cancelados. “O programa exclusivo que utilizamos, não interfere nos dados do cupon fiscal emitidos pelo PDV, e é cópia fiel deste, podendo inclusive ser utilizado como prova legal por não permitir editoração posterior aos registros efetuados”, ressalta o diretor de comunicação da Gunnebo.

Segundo a Gunnebo, suas soluções são utilizadas por Walmart, Y.Yamada, Sonda, Atacadão, Besni, C&A, Riachuelo, Marisa, Raia Drogasil, BrasilPharma, Leroy Merlin, Livrarias Saraiva, Fnac e Lojas Americanas, entre outros.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor