China bloqueia serviços VPN

Segurança

A firewall da China foi reforçada para impedir também a utilização de serviços VPN. O bloqueio chega, desta vez, tanto aos consumidores como às empresas que vêem suas atividades limitadas. Os bloqueios no mundo da internet já não são novidade para os usuários chineses, mas a nova medida tomada pelo governo implica também as empresas que

A firewall da China foi reforçada para impedir também a utilização de serviços VPN. O bloqueio chega, desta vez, tanto aos consumidores como às empresas que vêem suas atividades limitadas.

Sem-Título-e1422266357151

Os bloqueios no mundo da internet já não são novidade para os usuários chineses, mas a nova medida tomada pelo governo implica também as empresas que precisam do acesso a serviços VPN para funcionar. Devido à interdição a milhares de sites como meio de censura, para que informações indesejadas não cheguem aos cidadãos, a solução encontrada passava pelos VPN, mas agora nem isso será possível.

Os serviços VPN permitiam que os usuários conseguissem se conectar a servidores externos de forma a aceder a conteúdos bloqueados ou a ferramentas da Google, essenciais aos negócios, como o Gmail, através de tráfego encriptado.

Há anos que o governo chinês tentava implementar esta medida, já que era a única forma de contornar os restantes bloqueios, mas só agora teve sucesso. Existem registos de problemas nos serviços VPN desde a semana passada e várias empresas já viram seu trabalho impedido, bem como os restantes usuários.

Richard Robinson, empresário sediado na China, em declarações à Associated Press, explicou que estes bloqueios têm prejudicado especialmente as pequenas e médias empresas, já que as de maior dimensão têm mais recursos e capacidade para sustentar uma conexão a servidores fora do país sem ser necessário recorrer a serviços VPN.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor