CPTM adota plataforma de Business Intelligence

Business IntelligenceData StorageSoftware

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos implementou uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, adotando plataformas de business intelligence e mobile, da MicroStrategy. As soluções analíticas têm sido uma ajuda para a empresa: disponibilizam relatórios com elevado nível de detalhes, ligados às áreas de custos, segurança operacional, setor financeiro, coordenação de empreendimentos e saúde

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos implementou uma ferramenta de apoio à tomada de decisão, adotando plataformas de business intelligence e mobile, da MicroStrategy.

CPTM, transportes, Brasil

As soluções analíticas têm sido uma ajuda para a empresa: disponibilizam relatórios com elevado nível de detalhes, ligados às áreas de custos, segurança operacional, setor financeiro, coordenação de empreendimentos e saúde ocupacional. Assim, recorrendo a esses relatórios, a empresa pode pensar em novas estratégias de negócio, usando a informação para planejar adaptações a fazer.

Para Nilson Roberto Brito dos Santos, responsável pela gerência de tecnologia da informação da CPTM, as informações gerenciais eram compiladas e divulgadas em planilhas do Excel. Outro dos problemas é que os usuários não conseguiam criar visões diferenciadas das informações.

Agora, a solução de BI adotada se tornou uma ferrameta imprescindível no processo de tomada de decisão da empresa. Os usuários podem criar suas próprias análises e relatórios completos, com informações relacionadas com prazos de entrega de projetos; à quantidade de passageiros transportados ou até ao número de viagens vendidas.

Para o responsável da CPTM, já é difícil imaginar o nível de flexibilização da informação a que a CPTM tem acesso sem o uso de uma solução analítica. Como principal ponto positivo, Nilson destaca que “conseguimos uma ferramenta que transforma informação em conhecimento, sem gerar dados em excesso”, ao mesmo tempo em que se garante confidenciabilidade e velocidade na disponibilização da informação.

A CPTM tem planos de expandir o número de usuários, principalmente da solução Mobile, ainda em 2014. “A ideia é dar continuidade aos investimentos em tecnologias inovadoras de apoio à tomada de decisão, complementando o projeto de BI com a mobilidade”, finaliza.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor