Empresa reduz custos e melhora gestão de TI com soluções de virtualização Microsoft

AppsCloudFornecedores de SoftwareMobilidadeProjetosSoftwareVirtualização

A catarinense Duas Rodas, especializada em produtos alimentícios, adotou a solução Hyper V, com apoio da Brasoftware e da Integral, parceiras da Microsoft no Brasil, para aprimorar seu gerenciamento de informações e otimizar seus recursos. Sediada em Jaraguá do Sul (SC) e com quase cem anos de atuação no mercado, a Duas Rodas é a

A catarinense Duas Rodas, especializada em produtos alimentícios, adotou a solução Hyper V, com apoio da Brasoftware e da Integral, parceiras da Microsoft no Brasil, para aprimorar seu gerenciamento de informações e otimizar seus recursos.

virtualização

Sediada em Jaraguá do Sul (SC) e com quase cem anos de atuação no mercado, a Duas Rodas é a maior casa de aromas do País e atende mais de 10 mil clientes. Seus produtos oferecem complexos perfis de aromas que podem ser utilizados em vários produtos na indústria alimentícia.

Emerson Simette, Analista de Infraestrutura da Duas Rodas, explica que a empresa contava com uma solução de virtualização de servidores que atendia suas necessidades, mas em contrapartida trazia um custo elevado de licenciamento e manutenção anual. Após avaliação com a Brasoftware e a Integral, além de alguns testes internos, a companhia decidiu migrar para a solução Hyper V da Microsoft.

“O Hyper V não tem custo de licenciamento e manutenção para usuários de servidores Windows como a Duas Rodas e traz a mesma confiabilidade da ferramenta antiga, porém associada à expertise do ambiente Microsoft encontrado na companhia”, explica Emerson Simette.

Na companhia, a solução Hyper V ainda atua de forma conjunta com o System Center da Microsoft, adotado para melhorar o gerenciamento do ambiente de TI da Duas Rodas. “O System Center gerencia todas as aplicações instaladas no servidor, como Exchange server 2013, Lync Server 2013, SharePoint server, SAP BCM (Sap Contact Center) entre outras”, comenta Carlos Fersura, da Integral, empresa parceira da Brasoftware na implementação da solução.

A solução foi implementada em quinze dias e está rodando na companhia desde junho de 2014. “O Hyper V também trouxe um ambiente novo, com ampla disponibilidade para a Duas Rodas, que atuava com uma ferramenta limitada em espaço. A melhora nessa gestão ajuda a TI a antever os problemas e a trabalhar de forma proativa”, explica Fernando Alleva, gerente da Brasoftware.

A empresa atuava com seis hosts e 80 máquinas virtuais. Hoje, conta com cerca de 100 máquinas virtuais e até o final do ano deve ser ampliada para 110 máquinas. A visão geral do ambiente de TI é obtida em tempo real por meio de um painel de controle da ferramenta.

“Nosso ambiente de TI cresceu bastante nos últimos tempos e algumas aplicações vão sair do ambiente físico para o virtual. Contamos com o Hyper V e o System Center para nos apoiar no crescimento da empresa. Hoje, estamos mais preparados para criar uma nova estrutura de servidor para atender qualquer novo projeto de uma área de negócios da empresa”, afirma Emerson.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor