Estudo identifica problemas nos documentos fiscais das empresas

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Objetivo do estudo da Systax é apoiar as empresas para que nesse início de ano evitem problemas com o Fisco como: XML faltantes, documentos cancelados e lançados na escrituração como válidos e entre outros. Desde o lançamento do sistema de Gestão e Auditoria de Documentos Fiscais Eletrônicos (Systax DFE), ocorrido em setembro do ano anterior,

Objetivo do estudo da Systax é apoiar as empresas para que nesse início de ano evitem problemas com o Fisco como: XML faltantes, documentos cancelados e lançados na escrituração como válidos e entre outros.

impostos

Desde o lançamento do sistema de Gestão e Auditoria de Documentos Fiscais Eletrônicos (Systax DFE), ocorrido em setembro do ano anterior, mais de 200 empresas foram atendidas pelos profissionais da Systax, empresa de inteligência fiscal, organizadora de um acervo de 1 milhão e oitocentos mil regras tributárias. A empresa avançou com a realização de um estudo que identifica os problemas mais frequentes nos documentos fiscais das empresas, os quais são transmitidos ao Fisco.

Começando por um dos pontos mais críticos observados, são os problemas quanto aos status dos documentos: 89% dos clientes receberam NF-e que sofreram cancelamentos ou até mesmo NF-e denegadas. Dificuldades com a classificação fiscal das mercadorias: 95% dos usuários receberam pelo menos um documento com alguma NCM inválida. No total das 200 companhias atendidas, 9% dos documentos transacionados trouxeram NCM inválidas.

Problemas relativos a integridade e validade dos XML (ex: documentos adulterados ou com assinatura digital inválida), afetaram 5,5% dos clientes. Já 9% dos usuários receberam NF-e de empresas que possuem situação cadastral perante a Receita Federal com alguma ocorrência fora do normal.

Problemas fiscais: diversos problemas quanto ao conteúdo dos ,alLs também foram observados, em alguns casos afetando mais de io% das NF-e, tais como problemas na definição dos Códigos de Situação Tributária (CST), CFOP incompatíveis. E ainda há os problemas quanto à incidência correta dos tributos, com a aplicação errada de alíquotas percentuais de redução de base de cálculo, falta de aplicação de Substituição Tributária no ICMS e desconsideração de exceções específicas aplicáveis a diversos produtos.

O diretor da Systax, Fábio Rodrigues, alerta caso as empresas se identifiquem com esses problemas e queiram resolvê-los para o ano de 2015, é importante começar antes do dia is de janeiro, pois cada dia após essa data as empresas perdem um dia de informações, em razão das características do sistema do fisco”.

“Ressaltamos a importância dessa questão ainda mais por ser início de ano, a qual muitas empresas buscam melhorias para que não se tenha mais problemas com “alL faltantes, documentos cancelados mas lançados na escrituração como válidos e entre outros. É fundamental que o serviço de compliance seja adotado pelas empresas, trazendo maior controle e diminuindo riscos com à Receita Federal e o Fisco Estadual”, explica Rodrigues.

A companhia atende as empresas em parceria com a Amazon Web Services, o Systax DFE viabiliza alta disponibilidade (cerca de 99.95% de SLA) na nuvem, com infraestrutura hospedada no Brasil.


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