Faculdade catarinense cria laboratório com soluções Dell

CloudHOMERedesSoftwareVirtualização

A CESUSC – uma das maiores redes de ensino de Florianópolis (SC) – montou dois Laboratórios de Informática, voltados à formação e capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Os ambientes foram criados com base em uma solução de virtualização de desktops fornecida pela Dell. Até então, nenhuma instituição de ensino havia utilizado essa

A CESUSC – uma das maiores redes de ensino de Florianópolis (SC) – montou dois Laboratórios de Informática, voltados à formação e capacitação dos alunos para o mercado de trabalho. Os ambientes foram criados com base em uma solução de virtualização de desktops fornecida pela Dell. Até então, nenhuma instituição de ensino havia utilizado essa tecnologia no Brasil.

sala de aula cesusc

A instituição contratou um pacote de soluções para virtualização de desktop que engloba servidor PowerEdge R720, thin clientes Dell Wyse, monitores, teclados e mouses, além de licenças Citrix e Microsoft e serviços de consultoria.

“Fizemos um estudo de viabilidade do projeto e identificamos que com o uso dos thin clients teríamos economia de energia e um melhor gerenciamento, além de facilidade para configuração e manutenção das máquinas”, afirmou Fernando L. de Oliveira, Coordenador de TI do CESUSC. Atualmente, a faculdade tem dois laboratórios em funcionamento, com 40 máquinas, mas o projeto prevê oito unidades. “Queremos que os alunos dos cursos de TI tenham todas as aulas nesses laboratórios. Para isso, a estrutura foi toda pensada para simular o ambiente de trabalho nas empresas”, complementa.

Atualmente, os laboratórios são utilizados pelos alunos de graduação dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Banco de Dados, mas a intenção é expandir para os cursos de pós-graduação em Gestão de Banco de Dados e Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação.

“Com o uso da tecnologia para virtualização, os recursos computacionais são entregues aos alunos de forma dinâmica e automatizada, o que reflete em mais agilidade, com segurança e, principalmente, facilidade de gerenciamento pela equipe de TI”, explica Luciane Dalmolin, Diretora de Vendas da Dell Brasil para a Região Sul, que acrescenta: “Esse projeto demonstra como as soluções Dell podem ajudar as instituições de ensino a utilizarem a tecnologia para ajudar na formação e capacitação dos alunos.”.

O Coordenador de TI da CESUSC lembra que, antes do projeto dos laboratórios, a instituição já utilizava servidores Dell, o que facilitou o processo de escolha do fornecedor, em parceria com a integradora Ilha Service. No entanto, ele ressalta que o apoio da fabricante foi fundamental na agilidade de implementação da tecnologia de virtualização.

Além disso, Oliveira lembra que o fato de ser um dos primeiros projetos de implementação de um laboratório com uma solução 100% virtualizada representa um importante diferencial para a instituição de ensino, tanto para atrair alunos quanto para ajudar a difundir essa tecnologia no Brasil.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor