Ferramenta reduz tempo de integração de uma API de 8 horas para apenas 15 minutos

AppsEmpresasMobilidadeNegóciosSoftware

A brasileira Pontomobi, especializada no desenvolvimento de aplicativos ad hoc para dispositivos móveis, desenvolveu internamente uma solução para otimizar seus processos de backend. Denominada Mobi Connect, a solução pode reduzir o tempo médio para se criar a integração de uma API (Application Programming Interface) de 6 a 8 horas para apenas 15 minutos. Segundo a

A brasileira Pontomobi, especializada no desenvolvimento de aplicativos ad hoc para dispositivos móveis, desenvolveu internamente uma solução para otimizar seus processos de backend. Denominada Mobi Connect, a solução pode reduzir o tempo médio para se criar a integração de uma API (Application Programming Interface) de 6 a 8 horas para apenas 15 minutos. Segundo a empresa, isso permitiu não só realocar melhor os profissionais do time de backend, como também proporcionou significativos ganhos de produtividade.

api

“O Mobi Connect cria automaticamente conectores para fontes de dados de diversos tipos, como wsdl, rest, html, entre outros, e também para os mais diversos sistemas de gestão empresarial. Isso facilita muito o trabalho do programador, além de melhorar a experiência do usuário que acessa o aplicativo”, explicou em nota Ricardo Ferreira, diretor de TI da Pontomobi. Ele conta que a estrutura de tecnologia da empresa é composta por células de desenvolvimento de aplicativos divididas por sistemas operacionais. E todas elas trabalham em conjunto com a equipe de backend.

Outra funcionalidade do Mobi Connect é a sumarização de APIs. Com isso, quando um usuário final utiliza um aplicativo desenvolvido pela Pontomobi, ao invés de acessar a infraestrutura do cliente, proprietário do app, acessa o servidor da própria Pontomobi. Dessa forma, a solução pode monitorar o serviço do cliente e atuar de forma preventiva, alertando para possíveis quedas e instabilidades.

“Quanto mais APIs são criadas para se acessar as telas de um aplicativo, mais lento este aplicativo vai rodar. Ao sumarizar as APIs e criar regras de cacheamento, baseadas no agendamento de processos junto ao servidor do nosso cliente, direcionamos o fluxo de acesso dos usuários para a nossa infraestrutura. Ou seja, o serviço do cliente recebe apenas uma única requisição”, conclui Ferreira.

Com sede em São Paulo e escritório em Belo Horizonte, a Pontomobi conta com mais de 2.500 projetos em seu histórico, com destaque para soluções mobile, como promoções e ações interativas baseadas em SMS e voz, distribuição de conteúdos via bluetooth, distribuição promocional de créditos para celular, desenvolvimento de sites móveis, jogos e aplicativos para smartphones, tablets e TVs conectadas.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor