Grupo Boticário otimiza processos com solução de BI QlikView

EmpresasFornecedores de SoftwareNegóciosProjetosSoftware

O Grupo Boticário, que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box – tinha o desafio de melhorar o seu portfólio de soluções de BI. Com mais de 700 parceiros de negócios e mais de 3.900 lojas espalhadas pelo Brasil, a companhia precisava de soluções mais eficientes para

O Grupo Boticário, que controla as unidades de negócio O Boticário, Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box – tinha o desafio de melhorar o seu portfólio de soluções de BI. Com mais de 700 parceiros de negócios e mais de 3.900 lojas espalhadas pelo Brasil, a companhia precisava de soluções mais eficientes para disponibilizar informações para controle e tomada de decisão. O Grupo, então, adquiriu, por meio da Toccato Tecnologia, a solução de Business Intelligence QlikView. O projeto tem início com a compra de 6.000 licenças do produto.

boticario loja

De acordo com Henrique Rubem Adamczyk, CIO do Grupo Boticário, a empresa analisou várias soluções disponíveis no mercado e optou por fechar parceria com a Toccato, Master Reseller da Qlik, pois o produto era o mais aderente às suas necessidades. “Além de ter interface amigável e ser bastante flexível, o QlikView tem a vantagem de permitir acesso a partir de qualquer dispositivo móvel sem perder performance. Incialmente, as licenças serão distribuídas entre nossos franqueados e nossos funcionários que utilizam ou precisam utilizar BI”, explica o executivo. “Por ser uma ferramenta de BI self service, nossa expectativa é conseguir maior produtividade na construção de soluções e permitir um bom grau de autonomia para o desenvolvimento de dashboards e cockpits departamentais. Outro diferencial de escolha pela Qlik foi a possibilidade de fácil conexão com o SAP BW-Hana – nossa base corporativa de DataWarehouse”, acrescenta.

Além de serem atendidas as demandas de informações dos executivos da organização nesta fase inicial, os franqueados do Grupo Boticário também poderão ter acesso a uma solução de BI mais flexível e com boa usabilidade. De acordo com Eduardo Kfouri, VP América Latina da Qlik, já em uma segunda etapa, a ideia será permitir que a solução auxilie a área comercial e de marketing no mapeamento de oportunidades e em construção de soluções de BI em várias áreas da empresa. “Dessa forma, será possível obter informações como, por exemplo, o cenário de vendas, a identificação das regiões com melhor desempenho e traçar, ainda, um perfil do consumidor. Todos estes dados, permitirão ao Grupo Boticário alavancar ainda mais suas análises e tomada de decisões”, explica Kfouri.

O QlikView auxiliará o Grupo Boticário na disponibilização e análise mais simplificada, abrangente e flexível dos seus dados e eliminará grande parte de trabalhos anteriormente efetuados em soluções não integradas. “Esse é o desafio que a Toccato cumpre com o QlikView: apresentar ao empresariado brasileiro soluções adequadas para suas necessidades, colocando-os em condição de igualdade com as grandes corporações mundiais, que já utilizam o QlikView para garantir a agilidade e assertividade necessárias para se destacar no cada vez mais no competitivo mundo dos negócios”, resume Simoni Oliani, CEO da Toccato.

A Target Soluções Integradas, parceira da Toccato que efetivou a negociação com O Boticário, também comemora. “Pela exigência de qualidade que o Grupo impõe na escolha de seus parceiros e fornecedores, entendemos que estamos no caminho certo”, pondera Roberto Galli Natal, diretor executivo da Target. ” Conseguir responder a todas as perguntas técnicas para um time muito qualificado como o Boticário e provar que nossa solução era a melhor para as necessidades em BI daquela empresa foi o grande desafio durante os meses de negociação”, finaliza. ​


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor