Ministros discutem agenda conjunta entre ciência e turismo

EmpresasHOMENegócios

Possíveis ações conjuntas entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Turismo (MTur) foram o foco da última reunião entre os ministros Aldo Rebelo e Vinicius Lages. As duas pastas assinaram protocolo de intenções nesse sentido em dezembro. A audiência de hoje delineou a intenção de lançar, nos próximos meses, uma chamada

Possíveis ações conjuntas entre os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Turismo (MTur) foram o foco da última reunião entre os ministros Aldo Rebelo e Vinicius Lages. As duas pastas assinaram protocolo de intenções nesse sentido em dezembro.

science-and-technology

A audiência de hoje delineou a intenção de lançar, nos próximos meses, uma chamada pública por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). “A ideia é lançar um edital para captar projetos e gerar uma rede de conhecimento sobre o tema para que o turismo possa entrar na agenda da inovação, que eu acho que é uma das que mais vai fortalecer a área na agenda econômica do País”, disse o titular do MTur, Vinicius Lages, que destacou o entendimento comum com o ministro Aldo sobre a importância dessa pauta.

“Tecnologias da informação, mobilidade e eficiência energética e no uso da água são temas da atualidade que impactam os empreendimentos turísticos, como hotéis e resorts, e beneficiam em muito o turista”, exemplificou. “O turismo induz inovação e é beneficiado pelas inovações.”

Possibilidades de cooperação

O documento assinado no mês passado também prevê concessão de bolsas no País e no exterior, fomento a redes de observatórios, estímulo ao empreendedorismo, apoio ao desenvolvimento de tecnologias da informação e difusão do conhecimento por meio de publicações e eventos. Outro item é a premiação de estudos com foco nos eixos estratégicos do novo ciclo do turismo e de cidades inteligentes.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor