Misericórdia de Juiz de Fora adota solução de apoio à decisão médica

Software

Desenvolvido pela Wolters Kluwer, especialista em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, o UpToDate tem sido muito importante na rotina da instituição, que além de prestar assistência médica de alta complexidade, se dedica também ao ensino. Visando a meta de melhorar suas práticas assistenciais e de ensino, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz

Desenvolvido pela Wolters Kluwer, especialista em fornecimento de informações para profissionais e estudantes da área da saúde, o UpToDate tem sido muito importante na rotina da instituição, que além de prestar assistência médica de alta complexidade, se dedica também ao ensino.

DigitalHealthEntrepreneur-e1391421677632

Visando a meta de melhorar suas práticas assistenciais e de ensino, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora adotou a solução para suporte a decisões médicas UpToDate que, com sua abrangência, permite a atividade prática com um forte alicerce teórico, integrando todo o hospital do ponto de vista da homogeneização de condutas.

Denise Basow, MD, vice-presidente e gerente geral do UpToDate na Wolters Kluwer Health, explica que “desde o desenvolvimento de protocolos clínicos até melhores respostas à beira do leito, a Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é totalmente comprometida em oferecer cuidados da mais alta qualidade, disponibilizando aos médicos recomendações e informações clínicas baseadas em evidências atualizadas. O papel do UpToDate em seu programa de residência médica realmente afirma a promessa do futuro dos cuidados de saúde no hospital Santa Casa, em Juiz de Fora e em todo o Brasil”.

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora consiste em uma instituição filantrópica, com aproximadamente 500 leitos de diversas especialidades, que mantém em seu corpo clínico cerca de 750 médicos cadastrados e 40 residentes. Levando em consideração a abrangência macro regional e a recente caracterização formal como hospital de ensino pelo MEC – Ministério da Saúde, a implantação de um recurso como o UptoDate permitiu à instituição a construção de um sólido alicerce para a estrutura do hospital, com base teórica para diversos fins, como, por exemplo, a residência médica.

Sergio Pontes, coordenador da residência de clínica médica da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, fala das possibilidade de contribuição da ferramenta da Wolters Kluwer para o aprendizado: “o UpToDate representa uma oportunidade real dos residentes estudarem temas teóricos atualizados, com referências de confiança, dentro do próprio ambiente de trabalho. Permite a junção da atividade prática com um forte alicerce teórico, incrementando as atividades de ensino da instituição”, ressalta.

A adoção da ferramenta tem aumentado cada vez mais. Embora todo o corpo clínico empregue a ferramenta em suas atividades diárias, os médicos residentes de especialidades como ortopedia, cardiologia, endocrinologia, clínica médica, cirurgia geral, anestesiologia e nefrologia são os que fazem uso mais forte da ferramenta. O acesso ocorre não só a informações teóricas, ensaios clínicos e apresentação de casos, mas também às discussões relacionadas a casos clínicos já registrados.

Segundo Pontes, um exemplo importante foi a participação que o UptoDate teve no diagnóstico de um caso de calcifilaxia, doença muito rara e de difícil identificação. A solução contribuiu de forma significativa para a pesquisa teórica da síndrome, das formas como investigar, das relações com outras doenças. Ou seja, ajudou a elucidar o caso ao orientar a solicitação dos exames corretos para chegar a um diagnóstico definitivo.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor