Nutanix amplia oferta de recursos para ambientes críticos de TI

CloudData StorageSegurançaSoftwareVirtualização

A Nutanix anunciou a inclusão de novas certificações e recursos de segurança, como criptografia de dados inativos. Os novos recursos estão incluídos na atualização da Plataforma de Computação Virtual da empresa. Segundo a empresa, que é referência em soluções de infraestrutura para datacenter, os novos recursos aumentam o Security Development Lifecycle (SecDL) que incorpora a

A Nutanix anunciou a inclusão de novas certificações e recursos de segurança, como criptografia de dados inativos. Os novos recursos estão incluídos na atualização da Plataforma de Computação Virtual da empresa.

nutanix proteção

Segundo a empresa, que é referência em soluções de infraestrutura para datacenter, os novos recursos aumentam o Security Development Lifecycle (SecDL) que incorpora a segurança em cada etapa do processo de desenvolvimento de software. As companhias que gerenciam dados críticos de clientes e informações de negócios, como agências governamentais e serviços de saúde e financeiros, podem se beneficiar da tecnologia de web scale da Nutanix com elevado nível de segurança.

“A segurança é requisitada por meio de toda a arquitetura do datacenter, incluindo do servidor e do sistema de armazenamento. Infelizmente, frequentemente faltam os controles necessários de componentes de infraestrutrura herdada e falham ao atender requisitos comuns de certificações”, afirma Simon Mijolovic, arquiteto sênior de Segurança da Nutanix.

As novas capacidades de segurança estão disponíveis para o software do sistema operacional da Nutanix (NOS) 4.1, ajudando as equipes de segurança de TI a atenderem padrões rigorosos como HIPAA, PCI DSS e SOX. As plataformas de hardware da Nutanix passaram a contar com um seleto padrão de certificações, tais como: FIPS 140-2, suporte para NSA Suite B (para Top Secret), Common Criteria EAL2+, NIST-SP800-131ª, entre outras.

“As soluções hiperconvergentes integram o servidor e os recursos de armazenamento dentro de um dispositivo completo, fornecendo às equipes de TI um único ponto de controle para proteger os dados e às políticas do administrador, atendendo aos requisitos da certificação de segurança”, complementa Mijolovic.

Agora, usuários das soluções Nutanix terão acesso a criptografia automática de discos para proteger dados inativos, compatíveis com padrões FIPS 140-2 Nível 2, além de autenticação de dois fatores, incluindo o uso de certificados de clientes, para evitar logins do administrador não-autorizados.

O ciclo de vida de desenvolvimento de segurança da Nutanix está diretamente relacionado ao processo de desenvolvimento do software, permitindo que os testes automatizados e de modelagem de ameaças passem por uma avaliação rigorosa a fim de mitigar os riscos de segurança antes mesmo que o software esteja pronto.

A Nutanix também desenvolveu seu próprio Security Technical Implementation Guide (STIG) escrito no formato aberto XCCDF.xml para eliminar o tempo de testes consumido pelas equipes de segurança das empresas de 9 a 12 meses (normalmente) para a transição DIACAP/DIARMF de apenas 30 minutos.

Os recursos de segurança orientados por software estão disponíveis em todo o portfólio de appliances da Nutanix. A criptografia de dados inativos está disponível para os modelos NX-3000 e NX-6000.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor