RBS TV adota solução portuguesa de planejamento e controle de operações

Fornecedores de SoftwareProjetosSoftware

A RBS, em busca de um sistema mais robusto no Planejamento e Controle das Operações de Produção (PCP) do telejornalismo, escolheu a solução GMedianPlan como recurso para gerir de forma integrada suas operações. A mudança foi necessária pela crescente complexidade das operações e de um programa de excelência operacional que iniciou em 2012 nas 18

A RBS, em busca de um sistema mais robusto no Planejamento e Controle das Operações de Produção (PCP) do telejornalismo, escolheu a solução GMedianPlan como recurso para gerir de forma integrada suas operações.

RBS_TV

A mudança foi necessária pela crescente complexidade das operações e de um programa de excelência operacional que iniciou em 2012 nas 18 emissoras do RS e SC. Com a evolução, planilhas Excel e Portais de Informações (Share Point) não seriam suficientes para atender a estas demandas.

A solução encontrada faz parte do GMedia Suíte, um dos mais abrangentes sistemas de Broadcast Management Solutions do mercado, desenvolvidos pela empresa GSoft, de Portugal, representada no Brasil pela AD-Digital. “Os sistemas de gestão empresarial tradicionais, conhecidos como ERP, nem sempre são capazes de atender plenamente as particularidades do dia-a-dia de uma emissora de TV. O GMedianPlan vem justamente atender a necessidade de se ter uma visão global do orçamento e dos recursos envolvidos em operações de jornalismo, teledramaturgia, entre outros, típicos dos produtores de conteúdo. Permite gerenciar cada etapa do ciclo de produção e os recursos humanos e financeiros de cada uma das áreas envolvidas, fazendo com que a gestão seja ainda mais efetiva e eficiente”, explicou em nota Daniela Souza, CEO da AD Digital.

Os gerentes de operação da RBS TV, Caio Klein (RS) e Eduardo Taboada (SC), conheceram a solução em demonstrações realizadas nas conferências da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), tanto pela GSOFT quanto pela AD-Digital, empresa que distribui e implementa o sistema no Brasil. “Alguns de nossos coordenadores de operações consideraram adequadas as funcionalidades do sistema para as nossas necessidades e passaram a desejar sua avaliação direta em nosso ambiente operacional”, explica Luiz Cláudio Parzianello, Gerente de Desenvolvimento em Gestão da RBS TV e líder de implantação do projeto.

No final de 2013, a partir de piloto realizado com o auxílio direto da empresa GSOFT, foi confirmada a ótima relação custo-benefício da solução e decidido implantá-la em 2014. Seriam contempladas as atividades de planejamento e controle da alocação de recursos físicos e humanos nas emissoras de Porto Alegre e Florianópolis, que possuem mais de 300 colaboradores dedicados somente ao processo de Operações de Produção de telejornalismo.

A partir da experiência adquirida com o projeto piloto e da estratégia de utilização de práticas Ágeis dominadas pelas equipes da RBS TV (especificamente Scrum), a empresa conseguiu implantar com sucesso o sistema e transformar seus processos num prazo total de 2 meses, contemplando áreas como Estúdios e Suítes de Produção, Cinegrafia e Edição de Imagens, Unidades Móveis, Recepção e Transmissão de Sinais, Documentação, Ingest e Gestão de Eventos. Cabe ressaltar que algumas áreas já utilizavam o sistema em suas rotinas operacionais 30 dias após o início do projeto.

Dentre os fatores críticos de sucesso desta iniciativa, destacam-se a quantidade de recursos e a ótima usabilidade do sistema GMediaPlan, além do interesse dos colaboradores da RBS TV pela adoção do sistema e o domínio técnico por parte dos profissionais da GSoft com a dedicação e colaboração dos profissionais da AD-Digital na negociação e viabilização do projeto. “A sinergia entre todas as partes interessadas e a correta estratégia de fracionamento e execução da transformação organizacional foram determinantes para o sucesso do projeto”, explica Parzianello.

Eduardo Taboada aponta o GMediaPlan como o software que possibilitou viabilizar uma demanda de mais de 15 anos de centralizar todos os controles de escalas e distribuição de recursos numa única ferramenta. “Hoje temos as informações de todas as áreas disponíveis no sistema, e todos os coordenadores de operações tem acesso ao que os demais estão planejando e executando. Com isso, tivemos um ganho de produtividade e confiabilidade das informações, pois a equipe não precisa mais perguntar para o outro sobre como, quando e de que forma uma demanda será atendida”, comenta Taboada.

Já o gerente executivo Caio Klein, por sua vez, ressalta a versatilidade do GMediaPlan e explica que as áreas operacionais de produção de conteúdo da RBS TV são formadas por diferentes grupos de especialidades, com uma dinâmica muito diferente umas das outras. “Por exemplo, a captação de imagens e externas, seguem as necessidades do jornalismo, esporte e entretenimento, enquanto que as áreas de suítes e estúdios têm rotinas operacionais que estão ligadas à grade de programação da TV Globo. Fazer a escala, tanto de recursos humanos quanto operacionais (meios) destas áreas, requer um sistema muito versátil, ágil e com muita capacidade de interação com todas as informações necessárias para o atendimento das demandas de uma emissora de televisão.”

Mas, o sistema vai mais longe, segundo Klein, na sua capacidade de gestão dos meios e recursos humanos, pois além das escalas e utilização, todos os dados pessoais, como horários de trabalho, carga horária, folgas, viagens, etc, são também inseridos no sistema, proporcionando uma série de relatórios de gerenciamento de equipes e recursos. “A utilização correta e inteligente destes relatórios pode ajudar muito nas decisões gerenciais, melhorando o desempenho de toda área e aumentando a sua produtividade”, finaliza Klein.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor