Setor automotivo é influenciado pelos hábitos de compra nas redes sociais

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A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, divulga a 15ª edição do Cars Online Generation Connected, que destaca o aumento da demanda por conectividade e a influência avassaladora dos hábitos de compra em redes sociais e meios digitais. A pesquisa foi realizada com mais de 10 mil consumidores,

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, divulga a 15ª edição do Cars Online Generation Connected, que destaca o aumento da demanda por conectividade e a influência avassaladora dos hábitos de compra em redes sociais e meios digitais. A pesquisa foi realizada com mais de 10 mil consumidores, e revela que a nova geração de clientes conectados está demandando inovações do setor automotivo.

venda de carros

O relatório mostra como os fabricantes de auto-peças e as concessionárias devem adaptar sua abordagem para melhorar a experiência do cliente, de modo a permanecerem competitivos e oferecer uma nova combinação de serviços automotivos.
De acordo com a pesquisa Cars Online, que esclarece a relação das concessionárias e das montadoras de automóveis com os clientes, as crescentes demandas digitais e as expectativas dos consumidores acerca das tecnologias de conectividade devem transformar o setor. Isso traz uma série de implicações para os fabricantes, que devem atender à procura progressiva dos clientes atuais por uma experiência mais holística nos canais de compra – seja no ambiente online ou no físico.

Mesmo com mais da metade (55%) dos respondentes da pesquisa afirmando que o vendedor da concessionária ainda é a fonte mais importante de informações, o estudo mostra que as vendas online e os consumidores digitais estão se tornando o motor propulsor da comercialização de automóveis. A maioria dos clientes (97%) usa a internet para pesquisar as características dos veículos, os níveis de satisfação e as avaliações dos clientes, além de verificar a reputação dos fabricantes e da concessionária quanto à honestidade e ao atendimento dos clientes.

Além disso, 76% dos entrevistados postam ou pretendem postar suas experiências com os veículos nas redes sociais. No Brasil, especificamente, essa porcentagem chega a 84%, atrás apenas da China e da Indonésia, com 97% dos usuários.

O relatório também apontou que, no geral, 44% dos consumidores estão dispostos a comprar um carro pela Internet. Este índice aumentou 50% com os clientes da geração Y (entre 18 e 34 anos de idade). Igualmente, as redes sociais se tornaram um fator relevante na busca por carros – 85% dos consumidores esperam que as montadoras e concessionárias interajam com eles nas redes sociais e 73% têm sua decisão de compra influenciada pelos comentários positivos postados.

Cerca de 47% dos entrevistados disseram ter interesse por um pacote de mobilidade, com uma vasta gama de veículos, serviços e acessórios que podem ser adquiridos por um preço fixo e um período determinado de tempo. Em mercados emergentes o interesse é ainda maior, com mais da metade dos consumidores na Coreia do Sul (53%), Brasil (57%), Indonésia (61%), Índia (67%) e China (68%).

O estudo indica, ainda, que a comunicação entre o carro, o motorista, a montadora e a concessionária será vital no futuro, uma vez que oferece uma oportunidade que beneficia a todos. Assim, possibilita uma interação pós-venda centrada nas demandas mais importantes do consumidor: segurança e experiência ao volante (83%), gestão do veículo (79%) e atendimento ao cliente em tempo real (74%). Além disso, a era do carro conectado traz uma grande oportunidade para as montadoras entenderem melhor seus consumidores finais, uma vez que a maioria (80%) dos compradores de automóveis está mais disposto do que nunca a compartilhar seus dados com as fabricantes e concessionárias – desde que obtenham algum benefício em troca.


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