Android dominou mercado de smartphones vendidos em 2014

MobilidadeNegóciosSmartphones

Já não é novidade que a competição entre sistemas operacionais Android e iOS está mais do que instalada. Agora, os dados revelados pela IDC mostram que o Android conseguiu uma porcentagem de mercado de 81,5% em 2014, enquanto o iOS da Apple se fica pelos 14,8%. Combinados, o iOS e o Android conseguem esmagar os

Já não é novidade que a competição entre sistemas operacionais Android e iOS está mais do que instalada. Agora, os dados revelados pela IDC mostram que o Android conseguiu uma porcentagem de mercado de 81,5% em 2014, enquanto o iOS da Apple se fica pelos 14,8%.

movilidad-empresarial

Combinados, o iOS e o Android conseguem esmagar os restantes sistemas operacionais, tendo uma representação no mercado de 96,3% no ano passado. Em 2014, os smartphones com Android ultrapassaram um bilhão de unidades vendidas, enquanto que a Apple registrou 192,7 milhões de iPhones vendidos.

Na verdade, o grande número de smartphones com Android vendidos é fácil de explicar: tudo está relacionado com o preço.  Os iPhones da Apple têm um preço muito mais elevado do que alguns dispositivos Android – algumas marcas tentam fazer smartphones com preços mais acessíveis, na esperança de conquistar mercados em crescimento, onde se dá o fenômeno de usuários a comprar o primeiro smartphone, como é o caso da Índia.

Este crescimento da plataforma da Google foi também alimentado pelos fabricantes asiáticos, com destaque para empresas como a LG, Lenovo ou a Huawei, que têm conquistado cada vez mais clientes.

O iOS teve uma ligeira quebra em 2014, mesmo com o número de iPhones vendidos a aumentar, valor em muito justificado pelo novo iPhone.

Para o Windows Phone, que continua com a menor porcentagem de mercado – apenas 2,7% – o número de unidades vendidas aproxima-se dos 35 milhões de smartphones. Para 2015, a IDC promete observar de perto o comportamento deste sistema operacional, que promete novidades com o lançamento do Windows 10.

Já para o Blackberry, o panorama não se avizinha positivo: em 2014, o sistema operacional registrou uma queda de 69,8%, quando comparado com 2013. O CEO da empresa estima que em 2015 se vendam 10 milhões de unidades, número ambicioso quando se olha para os 5,8 milhões de Blackberrys vendidos durante 2014.

Para a IDC, 2015 promete alterações nestes números: o sistema operacional Tizen começará a ser vendido na Índia, a Blackberry já permite a seus usuários ter acesso a aplicativos para Android e a Microsoft prepara o lançamento do seus Windows 10, que conforme foi anunciado, também trará novidades aos smartphones.


Clique para ler a bio do autor  Clique para fechar a bio do autor