CNA aplica geomarketing ao negócio e eleva em 10% número de matrículas

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Com o objetivo de apoiar sua estratégia de expansão e ajudar sua rede franqueada a obter melhores resultados, o CNA, uma das maiores redes de escolas de idiomas do País, adotou o OnMaps, uma plataforma web de inteligência, rica em dados de mercado, como o potencial de consumo, a localização da concorrência e o perfil

Com o objetivo de apoiar sua estratégia de expansão e ajudar sua rede franqueada a obter melhores resultados, o CNA, uma das maiores redes de escolas de idiomas do País, adotou o OnMaps, uma plataforma web de inteligência, rica em dados de mercado, como o potencial de consumo, a localização da concorrência e o perfil da população.

Com 596 escolas e mais de 500 mil alunos, o CNA tem sua forte presença no mercado ancorada em seu bem-sucedido modelo de franquias, que prevê o apoio ao franqueado em diversas frentes – incluindo a escolha do ponto e o acompanhamento da performance das unidades.

Um dos primeiros desafios foi apoiar um grupo de franquias paulistas com desempenho abaixo da média a conquistar novos alunos. Era preciso identificar onde havia potencial de mercado inexplorado e sugerir formas eficientes de captá-lo. “Com os indicadores gerados por meio das análises no OnMaps conseguimos atuar no foco do problema de maneira muito mais proativa”, explica Rafael Barros, analista de Processos e Qualidade do CNA.

Os resultados foram muito além do esperado, não só em termos quantitativos, mas também qualitativos. O número de matrículas aumentou em cerca de 10%. E mais: foi registrada uma elevação de 5% nos convênios com empresas das imediações e 9% no número de parcerias com as escolas.

Para que o mapeamento fosse assertivo, o CNA trabalhou com cada uma das escolas individualmente. Com o auxílio do OnMaps foram delimitados os territórios de atuação de cada franquia, como também estabelecido os fatores mercadológicos que afetavam seus resultados. Para concluir o trabalho cada franqueado recebeu uma série de mapas e relatórios, uma espécie de raio-X de mercado para guiar a sua atuação e direcionar a estratégia da equipe comercial.

“Em termos de qualidade, os resultados puderam ser percebidos no empenho que cada franqueado teve em reverter a situação na qual se encontrava”, ressalta Barros. “Além disso, com todo o material que foi gerado com base no estudo, conseguimos motivar e dar ainda mais confiança a eles”, conclui.


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